FacebookRSS feed

Agrotec

A investigação no âmbito da agricultura biológica

Conheça as dissertações de mestrado e projetos dos alunos do Mestrado em Agricultura Biológica da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima / IPVC. Diariamente, um novo artigo sobre cada um dos tópicos estará disponível na Agrotec. Acompanhe a investigação no âmbito do modo de produção biológico.

Agricultura Biológica

Horticultura

Mário João de Sousa Louro. 2011. Modelação de clima em estufa climatizada para produção e enraizamento de estacas de Eucalyptus globullus Labill. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 123p.

Miguel António Neves de Oliveira.2011. Estudo da implementação do sistema HACCP em secagem de plantas aromáticas e medicinais no modo de produção biológico. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 127p. 

Joana Manuela da Silva Teixeira. 2013. Avaliação do sistema de condução de tomate (Lycopersicum esculentum Mill) enxertado em cultura protegida na produtividade e qualidade dos frutos. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 61p. 

Maria Eugénia Marques Oliveira. 2013. Avaliação da capacidade de compostos de acácia para substituição da casca de pinheiro na formulação de substratos. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 46p.

Maria dos Prazeres Pires da Silva. 2014. Anteprojeto de cogumelos shiitake (Lentinula edodes) em modo de produção biológico. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 57p. 

Iurii Galadzhun. 2015. Effect of grafting runner beans on crop yield and fruit quality. 43p. 

António Lopes Ferreira 2016. Estudo de cultivares de feijão (Phaseolus coccineus L.) como potenciais porta-exertos na cultura de feijão-verde (Phaseolus vulgares L.). Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 56p. 

Maria Glória Areias dos Santos. 2016. Adaptação da Stevia rebaudiana Bertoni em modo de produção biológica em Ponte de Lima. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 56p.

Hélder Francisco Herdeiro Fernandes. 2017. Avaliação dos efeitos da enxertia na produtividade e qualidade das vagens de feijão-verde com recurso a diferentes porta-enxertos na Região Litoral Norte. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 68p. 

Maria Teresa Gomes Monteiro. 2017. Avaliação dos efeitos da enxertia na produtividade e qualidade das vagens de feijão-verde com recurso a diferentes porta-enxertos. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 70p. 

Carlos Gil Silva Sá. 2020. Avaliação de porta-enxertos parcialmente resistentes no controlo de nemátodes-das-galhas-radiculares em tomateiro. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (em edição)

Fruticultura

Plácido Miguel Sampaio Miranda. 2011. Avaliação da incisão anelar, em diferentes datas, na produtividade e qualidade dos frutos da Actinidia deliciosa cv. Hayward. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 83p.

Duarte Henrique Carvalho dos Reis. 2012.  Citrinos em modo de produção biológico: tecnologia de produção e qualidade do fruto. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 183p.

Maria Teresa Lopes Coelho de Mascarenhas Saraiva. 2016.  Boas práticas para a cultura da macieira em modo de produção biológico na Região do Minho. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 92p.

Duarte Alexandre Moreno Martins Araújo. 2018. Estudo fenológico e qualitativo de Vaccinium corymbosum. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 62p. 

Maria Orquídea de Barros Barbosa. 2018. Estudo da influência da utilização de bioestimulantes naturais em Vaccinium corymbosum. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 52p. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

André Manuel Pereira Pedras da Cruz Lopes. 2020. Taxa de vingamento e monda manual de frutos em cultivares regionais de macieiras. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (em edição)

Viticultura

Cristiano Daniel Moreira Lopes Lima. 2012. Elaboração de um plano de amostragem para Empoasca vitis Goethe (Homoptera; Cicadellidae) em vinha na sub-região do Lima da Região demarcada dos Vinhos Verdes. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 89p.

Maria Mota Neves. 2012. Conversão para viticultura biológica. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 157p.

Fernando José Leão da Silva Machado. 2020. Avaliação de diferentes tipos de poda, na fertilidade, produção e maturação na casta Alvarinho, na sub-região do Sousa da Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (em edição)

Produção animal

Alexandra Falcão de Araújo. 2011. Avaliação da composição físico-química do músculo de vitelos da raça Cachena em modo de produção biológico e convencional, 81p. 

Rute da Conceição Pombo Coelho. 2012. Atributos de qualidade de carne do cabrito de raça Bravia em modo de produção biológico. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 72p. 

Alexandre Gaspar Barata. 2013. Estudo das caraterísticas da carcaça de bovinos em modo de produção biológico no Alentejo. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Joaquim Fernandes Pinto Teixeira .2013. Estudo da claudicação em vacas leiteiras em explorações do Concelho de Mogadouro no modo de produção biológico. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 41p. 

Lara Betânia pinto de Oliveira Evangelista  2013. Projecto de uma exploração de cabritos de raça serpentina, em modo de produção biológico. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 58p. 

Susana Maria Gonçalves de Freitas. 2015. Análise comparativa da viabilidade económica-financeira de uma empresa apícola em modo convencional e em MPB. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 49p. 

Maria Isabel da Silva Neto. 2017.  Contributo para o estudo de indicadores reprodutivos de caprinos de raça Bravia no concelho de Terras de Bouro no modo de produção biológico e convencional. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 49p. 

Sara Filipa Silva Cardoso. 2020. Influência da dieta no crescimento e composição química de larvas de insectos Coleoptera (Tenebrio molitor e Zophobas morio). Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (em edição)

Virgínia Maria da Silva Rodrigues Morais. 2020. Parâmetros biométricos de ovos e reprodutivos de galináceos autóctones portugueses. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (em edição)

Fertilização 

Rui Manuel Machado Pinto.201.  Efeito da correcção orgânica e da reacção do solo numa rotação hortícola de modo de produção biológico. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 65 p. 

José Manuel Rodrigues Monteiro. 2011. Influência do fosfato de gafsa, da correcção orgânica e da reacção do solo, na produtividade da alface e da couve repolho no modo de produção biológico. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 98p.

Andreia Manuela Castro Santos.2012. Avaliação do processo de compostagem de misturas com resíduos vegetais ricos em fitoquímicos. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 49p. 

Áurea Margarete do Nascimento Câmara Sampaio. 2012. O papel das micorrizas no modo de produção biológico da alface (Lactuca sativa L.). Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 64p. 

João Miguel Valente Vieira de Sousa Fernandes. 2013. Avaliação de substratos com compostos de acácia e de hormona natural no enraizamento de alecrim e azereiro. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

Sandra Cristina Ruas Sá Carvalho. 2016. Efeito da correção orgânica e da fertirrigação na cultura da hortelã-pimenta (Mentha x piperita) no modo de produção biológico. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 92p. 

Ruben Daniel da Silva Ferreira. 2017.  Eficácia de um composto de resíduos de cunicultura com palha na produtividade e qualidade da alface. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 70p. 

Simão Pedro Alves da Silva. 2019. Efeito de corretivos orgânicos de resíduos vinícolas e biochar, com diferentes tempos de compostagem, na cultura de alface. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 68. 

Andreia Catarina Fernandes Rodrigues. 2020. Comparação do desenvolvimento da planta Photinia x fraseri ‘Red Robin’ produzida com diferentes substratos comerciais e modos de fertilização. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (em edição)

Proteção das culturas

Maria Custódia Dias Barros Gonçalves. 2011. Avaliação biológica de extractos de plantas aromáticas e medicinais no controlo de bactérias fitopatogénicas do tomateiro. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 103p. 

Henrique César de Vasconcelos Rodrigues Moreira. 2011.  Acção de Insecticidas de origem natural sobre o escaravelho-da-batateira e influência na produtividade e na qualidade de batata. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 113p.

Ana Lúcia Gonçalves Lopes. 2013.  Proteção biológica contra a mosca do terriço, Bradysia sp., na propagação vegetativa de plantas aromáticas e medicinais. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 87p. 

Eva Margarida Fernandes Garcia 2015. Variabilidade genética e fenotípica de Pseudomonas syringae pv. actinidiae, agente causal do cancro da actinídea, na região do Entre Douro e Minho. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 93p. 

Gabriela Sofia Teixeira Pereira. 2015. Incidência do cancro do castanheiro e estrutura populacional de Criphonectria parasitica (Murrill) M. E. Barr na região do Entre Douro e Minho. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 56p. 

Ana Teresa Alves Leal do Paço. 2016. Avaliação dos efeitos da enxertia de duas culturas de feijão-verde nas populações de nemátodes fitoparasitas e de bactérias fixadoras de azoto. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 78p. 

Maria Fernandes Martins.2016. Avaliação da resistência de linhagens de feijoeiro ao nemátode Meloidogyne javanica e ao fungo Fusarium oxysporum sp. phaseoli. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 68p. 

Telma Maria Sampaio Azevedo. 2017. Loquat (Eriobotrya japonica) microbiota :screening of potential biocontrol agent against Erwinia amylovora. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 99p. 

Francisco Manuel Garcia Beleza Vaz. 2018. Reação hospedeira de cultivares de porta-enxerto de tomateiro ao nemátode-das-galhas-radiculares Meloidogyne incognita. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 65p. 

Luís Filipe Pinheiro Pinto Sobreiro. 2018. Sistema autónomo para a monitorização de insetos. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 95p.

Fernando José de Azevedo Silva Santos. 2019. Avaliação do metabolismo de carbono em Actinidia deliciosa cv. "Hayward" infetada com Pseudomonas syringae pv. actinidiae e o efeito do tratamento biológico com Bacillus subtilis. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 94p.  

José da Silva. 2019. Avaliação fitossanitária do arroz armazenado na Guiné-Bissau. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 54p. 

Ana Rita Pereira Martins. 2020. Biodiversidade e hipovirulência de Cryphonectria parasitica na Região do Entre Douro e Minho: implicações para o controlo biológico do cancro do castanheiro. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (em edição)

Carlos Gil Silva Sá. 2020. Avaliação de porta-enxertos parcialmente resistentes no controlo de nemátodes das galhas radiculares em tomateiro. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (em edição)

Economia/Mercado

Luís Filipe Figueiredo Lima. Estudo exploratório sobre o perfil do consumidor de alimentos de agricultura biológica. 2013 Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

Custódio de Sousa Oliveira. 2013. Proposta de desenvolvimento de uma estratégia territorial biológico : o caso do bio-distretto e sua aplicação em Portugal. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

José Paulo Rafael Martins da Mota. 2014. Agricultura biológica em Penafiel : avaliação do projeto "Semear Penafiel". Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 63p. 

Jóni Leandro da Silva Vieira. 2016. As novas tecnologias para o desenvolvimento da agricultura biológica em Portugal : desenvolvimento de um modelo para uma plataforma de trabalho em rede. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 118p.  

Pedro Miguel Lourenço Salvador. 2017. Plataforma "You Go Bio" - apadrinhamento de árvores de fruto produzidas em modo de produção biológico. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 121p.

Gracinda Conceição Malheiro Cerqueira.2018. Estratégia de marketing dos produtos agro-biológicos e manual de boas práticas para os associados da Minhorigem - Associação Agro-Ecológica do Minho. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 93p. 

Impacto ambiental

Tiago André Sousa Barbosa. 2016. Cartografia de áreas high nature value farmland (HNVF) : propostas e processos de integração do modo produção biológico. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 94p.

Ana Patrícia Rocha Leitão. 2016. Identificação dos impactes ambientais resultantes da implementação do "Festival Internacional de Jardins" de Ponte de Lima. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 116p.

Liliana P. Alves Moreira. 2020. Análise de padrões de biodiversidade em Paisagens de Elevado Valor Natural (HNVf): Caso de estudo da Bacia Hidrográfica do Rio Vez. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (em edição)

Agricultura social

Joaquim Fernando Almeida da Cunha. 2012. Programa anual de horticultura terapêutica para idosos. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 72p. 

Armindo Pereira Magalhães.2014. Horticultura no Centro de Acolhimento Temporário de Nogueira como estratégia de sustentabilidade na inserção social. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

José Carlos Couto Oliveira. 2014. Associar os ritmos da natureza ao desenvolvimento de benefícios em pessoas com diversos tipos de dificuldade. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 44p. 

Maria de Lurdes Pereira da Silva . 2014. Horta do Saber : projeto estratégico de sustentabilidade de famílias carenciadas, no Centro Comunitário de Prado, Braga. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 108p. 

Marisa Maria Carvalho Moreira. 2014. Avaliação do impacto das hortas biológicas de V. N. Famalicão no bem-estar dos seus utilizadores. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 110p.  

Natália Maria da Silva Costa. 2015. Estudo dos benefícios sociais, ambientais e económicos das hortas sociais biológicas do município da Póvoa de Lanhoso. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 100p.

Cristina Manuela da Silva Ferreira. 2018. Avaliação do impacto das ações de formação em agricultura biológica na Lipor. Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 72p.

Cláudia Sofia Almeida Mouro. 2020. Horticultura terapêutica em pessoas com doença mental.Dissertação de mestrado em Agricultura Biológica. Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (em edição)

Atualizado a 16 de novembro de 2020