FacebookRSS feed

Agrotec

Elaboração de um plano de amostragem para cigarrinhas-verdes em vinha na sub-região do Lima da Região demarcada dos Vinhos Verdes

As cigarrinhas-verdes (Homoptera: Cicadellidae) constituem um grupo de insetos fitófagos associados à vinha, que na última década tornaram-se pragas-chave nalgumas regiões vitícolas portuguesas, designadamente no Douro e Alentejo.

Cigarrinhas-verdes

Ao que tudo indica, este inseto é considerado um inimigo ocasional na região dos Vinhos-verdes, existem poucos estudos sobre a praga, sugerindo tratar-se de uma praga ocasional na região.

O presente estudo, realizado numa vinha na localidade de Viana do castelo, teve por objetivos: a) Estudar a dinâmica populacional dos adultos de cigarrinhas-verdes associadas às castas Loureiro, Arinto e Trajadura; b) Elaborar um plano de amostragem binomial para estimar densidades populacionais da praga. As observações, com periodicidade semanal, decorreram no período compreendido entre 13 de abril e 14 de setembro.

Para determinação do padrão espacial, utilizaram-se os modelos da lei da potência de Taylor e a regressão de Iwao. No sentido de simplificar a metodologia de amostragem enumerativa no sentido da binomial (presença-ausência), correlacionou-se a percentagem de folhas ocupadas por pelo menos um adulto do inseto e o respetivo número de formas móveis por folha.

As cigarrinhas-verdes estiveram presentes na vinha durante todo o período de observações, tenho atingido dois picos populacionais durante os meses de junho e julho. O modelo da lei da potência de Taylor (r2=0,991) mostrou-se mais adequado para descrever o padrão espacial das cigarrinhas-verdes que o modelo de Iwao (r2=0,877). O padrão espacial das cigarrinhas-verdes mostrou-se agregado (b =1, 219). Este coeficiente foi comum para todas as castas, o que justifica a realização de um plano de amostragem comum para o referido inseto.

A dimensão da amostra para estimar as populações cigarrinhas verdes, com níveis de precisão de 0,15, 0,20 e 0,25 foi obtida a partir dos coeficientes a e b de Taylor. Os resultados obtidos mostraram que a dimensão da amostra aumenta consideravelmente com o aumento do grau de precisão e com a diminuição da densidade populacional das cigarrinhas verdes.

Para simplificar o processo de amostragem no sentido da presença/ausência, relacionou-se a densidade populacional dos fitoseídeos com a percentagem de folhas ocupadas.

A relação de dependência entre a percentagem de folhas ocupadas calculada e a esperada, proporcionou ajustamentos altamente significativos (r2=0,879), tornando possível a utilização do método presença-ausência, para estimar as densidades populacionais dos fitoseídeos.

Consulte a dissertação completa aqui.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.