FacebookRSS feed

Agrotec

Avaliação da capacidade de compostos de acácia para substituição da casca de pinheiro na formulação de substratos

As acácias são plantas invasoras capazes de invadir o território das espécies nativas e de ameaçar a conservação dos habitats naturais, contribuído para a diminuição da biodiversidade.

Acácia

No entanto, os detritos vegetais oriundos da remoção dos arbustos de acácia poderão representar materiais alternativos, após compostagem, para a formulação de substratos que possam ser utilizados como substitutos da turfa, da casca de pinheiro ou de outros materiais orgânicos habitualmente utilizados na formulação de substratos.

Neste estudo avaliou-se a capacidade de utilização de compostos de acácia (Acacia longifolia e Acacia melanoxylon) para substituição do composto de casca de pinheiro na formulação de substratos hortícolas. Produziram-se diversos substratos com percentagens crescentes de composto de acácia em substituição do composto de casca de pinheiro utilizado num substrato comercial constituído por 30% de turfa e 70% de casca de pinheiro (v/v) e designado por Siro Plant.

O composto de acácia resultou de duas pilhas de compostagem com diferente número de revolvimentos. Os substratos foram avaliados através de testes de germinação de agrião, em placas de Petri, utilizando extratos aquosos com doses crescentes dos compostos, e em testes de crescimento, em vasos, com alface (Lactuca sativa var. crispa) e couve lombarda (Brassica oleracea sabauda L.).

Com base no substrato comercial (sem adubo e com adubo) utilizaram-se os compostos de acácia das duas pilhas de compostagem para substituição do composto de casca de pinheiro (v/v) nas doses de 30%, 60% e 100% em volume. Os tratamentos (17) incluíram ainda os substratos comerciais, os compostos de acácia sem mistura, e solo sem substrato ou composto. Os compostos de acácia para o extrato aquoso com 20% (v/v) não apresentaram fitotoxidade, o que foi confirmado pela percentagem de germinação superior à percentagem de germinação do controlo.

Não houve diferença significativa na percentagem de germinação com os diferentes substratos e também em relação ao substrato Siro Plant. A produtividade de alface com o composto de acácia da pilha com maior revolvimento foi superior à verificada no substrato comercial sem adubo, e semelhante ao substrato comercial com adubo, no ensaio com doses crescentes de composto de acácia.

A vi produtividade também aumentou em misturas com o composto da pilha com menor revolvimento em comparação com o substrato sem composto. O ensaio com couve, tal como com alface, demonstrou que a substituição do composto de casca de pinheiro por composto de acácia na formulação de substratos de plantas para vasos não tem qualquer inconveniente, podendo, pelo contrário, ser vantajoso para a composição de substratos que não tenham sido fertilizados com adubos minerais.

Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que o composto de acácia poderá substituir total ou parcialmente o composto de casca de pinheiro na formulação de substratos Siro Plant.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.