FacebookRSS feed

Agrotec

Efeito da correcção orgânica e da reacção do solo numa rotação hortícola de modo de produção biológico

Numa experiência de campo, realizada no Marco de Canaveses foi instalada uma rotação de culturas no modo de produção biológico com alface, centeio e ervilhaca como cultura de cobertura, e acelga.

Fertilização biológica

Neste estudo avaliou-se a produção das culturas com base num delineamento experimental que incluiu dois factores: composto (0, 20 e 40 t ha-1) aplicado às culturas da alface e da acelga e calcário (0 e 8 t ha-1) aplicado à cultura alface.

Foram determinados os nutrientes dos compostos e os nutrientes acumulados nas culturas de modo a determinar a relação entre os nutrientes acumulados nas culturas e a produção e a taxa de mineralização do azoto (N) orgânico do composto. A produção de alface aumentou significativamente (p <0,05) de 25,6 t ha-1 para 35,8 t ha-1 (40%) com a incorporação de 40 t ha-1 de composto e 8 t ha-1 de calcário em relação ao tratamento testemunha sem fertilizantes.

A produção da cultura de cobertura utilizada como adubo verde na cultura da acelga também aumentou (p <0,05) de 25,2 t ha-1 para 34,6 t ha-1 (37%) do tratamento sem fertilizantes para o tratamento com 40 t ha-1 de composto e 8 t ha-1 calcário. A produção na acelga foi muito superior entre estes dois tratamentos, de 11,7 t ha-1 para 25,4 t ha-1 (117%), sendo evidente uma relação positiva entre a acumulação de nutrientes e a produção na cultura da acelga devido ao efeito acumulado do composto, à disponibilidade do calcário aplicado 8 meses antes e à maior incorporação de biomassa de adubo verde no tratamento fertilizado, 16 dias antes da plantação da acelga.

Ao contrário do sucedido para a acelga, na cultura da alface o efeito do calcário não foi tão evidente na produção e na acumulação de nutrientes nas folhas. A taxa de mineralização mais elevada do N orgânico do composto (20,5%) verificou-se na cultura da alface com a aplicação de 20 t ha-1 de composto e 8 t ha-1 de calcário.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.