FacebookRSS feed

Agrotec

Proteção biológica contra a mosca do terriço na propagação vegetativa de plantas aromáticas e medicinais

A mosca-do-terriço, Bradysia sp. é uma praga comum em culturas em ambiente protegido, com prejuízos gerados pelas larvas que se alimentam das raízes recém-formadas e caules das plantas.

Bradysia sp.

No presente trabalho avaliou-se o enraizamento de estacas caulinares de tomilho-limão (Thymus citriodorus) e limonete (Aloysia triphylla), no modo de produção biológico, com a aplicação de dois organismos entomopatogénicos, Beauveria bassiana (Balsamo), Vuillemine e Steinernema carpocapsae (Rhabditida: Steinernematidae) em distintas fases do processo de enraizamento.

Os ensaios decorreram numa estufa tipo túnel, com estacas caulinares de tomilho-limão e de limonete colocadas em tabuleiros de esferovite e tabuleiros alveolares, segundo um delineamento totalmente causalizado consistindo em cinco modalidades com quatro repetições: Testemunha, B. bassiana 1,25 g/L (aplicação no início do ensaio - T0 e aplicação ao aparecimento das mosca-do-terriço – Tc), 2g/L (ao aparecimento da mosca-do-terriço – Tc) e nemátodes S. carpocapsae (Tc).

As estacas foram observadas, para avaliação dos sintomas de ataque de Bradysia sp.. Avaliou-se o número de plantas enraizadas e o desenvolvimento radicular, baseado no número de raízes formadas e no comprimento das mesmas. Ao todo, foram feitos 2 ensaios com limonete e 5 com tomilho-limão.

Verificou-se que a aplicação de agentes entomopatogénicos influenciou positivamente o enraizamento das estacas em ambas as espécies vegetais, na generalidade dos ensaios, quando comparada com modalidade testemunha, embora não se verificasse uma manifestação significativa da praga, como seria expectável, devido, provavelmente a condições climatéricas imprevisíveis.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.