FacebookRSS feed

Agrotec

Estudo das caraterísticas da carcaça de bovinos em modo de produção biológica no Alentejo

Um dos objetivos da agricultura biológica é procurar obter produtos de elevada qualidade, sendo um dos seus princípios a prática da produção animal adaptada ao local e adequada ao solo. O Alentejo constitui a zona de maior produção de bovinos de Portugal Continental, com 67,2% da produção total, apresentando ainda superioridade no número de explorações e de efetivos em modo produção biológico (MPB).

Bovinos

A partir de 1810 bovinos abatidos entre os anos 2010 e 2012, provenientes de 10 explorações em MPB no Alentejo, associadas à ELIPEC, foram obtidos os pesos de carcaça. Avaliou-se o efeito da categoria dos animais, do cruzamento, da conformação de carcaça (SEUROP) e do mês de abate no peso da carcaça, e a relação entre o cruzamento e a conformação de carcaça.

Os dados foram analisados por uma ANOVA e por uma ANACOR através do programa IBM.SPSS, versão 20.0. As categorias de vitelos e vitelões perfizeram mais de 80% do total de abates, com pesos médios de 138,4 kg (vitelos) e 167,8 kg (vitelões) com elevada variabilidade e, superiores aos registados a nível nacional no ano 2008. Registou-se um peso médio superior para o mês de agosto em todas as categorias (192,0 kg) exceto para as novilhas.

Conformações de “R” e “O” corresponderam a pesos de carcaça superiores nos novilhos e novilhas. Predominaram os cruzamentos simples entre Limousine x Alentejano e Limousine x Mertolenga para as categorias V e Z. Os pesos em função dos cruzamentos, variaram entre 129,7 kg e 160,4 kg e 139,3 e 202,4 kg para vitelos e vitelões respetivamente, com elevados coeficientes de variação.

Na categoria de novilhos, em função dos cruzamentos, os pesos variaram entre 167,5 e 250,0 kg e 156,4 e 209,1 kg para as novilhas. Não houve correspondência entre o tipo de cruzamentos e a conformação de carcaça.

Consulte a dissertação completa aqui.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.