FacebookRSS feed

Agrotec

Reação hospedeira de cultivares de porta-enxerto de tomateiro ao nemátode-das-galhas-radiculares

Os nemátodes-das-galhas-radiculares (NGR), Meloidogyne spp., são parasitas obrigatórios de elevado impacto económico a nível mundial, e causam perdas na quantidade e qualidade da produção de diversas culturas hortícolas. Entre as culturas afetadas pelos NGR, o tomateiro, Solanum lycopersicum, é considerado um ‘hospedeiro universal’, podendo ocorrer uma quebra de produção até 100%, em condições de cultura protegida de tomate para consumo em fresco.

Tomates

As infestações de NGR foram tradicionalmente controladas através da aplicação de nematodicidas de síntese, que têm vindo a ser banidos devido à sua elevada toxicidade. Considerando os meios sustentáveis de proteção de culturas hortícolas, a utilização de porta-enxertos tolerantes/resistentes é uma prática promissora para o controlo de algumas doenças de origem edáfica e tem-se vulgarizado na cultura protegida de tomateiro nos últimos anos.

O objetivo deste estudo foi o de conhecer a reação de cultivares comerciais de porta-enxertos de tomateiro, designados pelas empresas produtoras como tendo resistência parcial ou intermédia a M. incognita. Assim, foram realizados ensaios em vasos com sete cultivares, sendo elas, as cvs. Auroch, Emperador, KingKong, Maxifort, Actimino, Multifort e Silex e com a cv. Moneymaker e Coração de Boi como testemunhas, em condições controladas seguindo metodologias padrão de avaliação da reação hospedeira de tomateiro a NGR.

Sessenta dias após a inoculação, os números de galhas e massas de ovos e a população final foram determinados, sendo assim calculados o índice de galhas, o índice de massas de ovos, o fator de reprodução e o índice de reprodução relativa. Foram ainda registados os parâmetros de altura, número de folhas, pesos frescos e pesos secos da parte aérea e radicular das plantas.

Os números de galhas e de massas de ovos no tomateiro cv. Moneymaker (testemunha) foi significativamente superior aos dos porta-enxertos. No entanto, o fator de reprodução do nemátode nas raízes do porta-enxerto cv. KingKong (12,2±2,5) foi comparável ao obtido na cv. Moneymaker (13±2,5); sendo ainda superior no porta-enxerto cv. Maxifort (22,4±3,6) (p<0.05).

As plantas das cultivares Coração de boi, King kong e Moneymaker atingiram alturas significativamente mais reduzidas quando inoculadas com os nemátodes. A partir da avaliação do fator de reprodução e do índice de galhas concluiu-se que, com a exceção da cv. Silex, todas as cvs. testadas foram suscetíveis a M. incognita de acordo com a classificação padrão.

No entanto, várias das cultivares testadas conjugaram índices de reprodução inferiores a 25% com um número de galhas e de massas de ovos inferior às testemunhas suscetíveis (Actimino, Auroch, Emperador, Multifort e Silex; p<0.05), pelo que reúnem indicadores de reação hospedeira mais desejáveis.

Face aos resultados obtidos, será importante caracterizar a reação hospedeira dos porta-enxertos comerciais de tomateiro, geralmente considerados como parcialmente resistentes a NGR. A terminologia usualmente empregue pelas casas de sementes de ‘resistência intermédia’ ou ‘resistência parcial’ poderá ser interpretada como indicativa da redução dos números de galhas nas raízes, mas não parece refletir a eficiência hospedeira das plantas, que poderão permitir o aumento populacional dos NGR.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.