FacebookRSS feed

Agrotec

Acção de Insecticidas de origem natural sobre o escaravelho-da-batateira e influência na produtividade e na qualidade de batata

A batateira produzida no modo de produção biológico ou convencional, é fortemente condicionada no seu desenvolvimento e produtividade, pela presença do seu principal inimigo, o escaravelho-da-batateira Leptinotarsa decemlineata (Say).

Batata

Dada a escassez de insecticidas de origem natural, autorizados no MPB para protecção contra a praga, pretendeu-se com o presente trabalho, avaliar a eficácia de três produtos de origem natural, Spintor® 480 SC (48% p/p spinosade), Align® (3,2% p/p azadiractina) e Bassi® WP (22% p/p conídios de Beauveria bassiana) sobre o fitófago e ainda, a influência deste na intensidade de desfoliação, produtividade e matéria seca dos tubérculos.

Como produto de referência foi utilizado o insecticida Calypso® (480 g l-1 de tiaclopride) e como testemunha, a água, num desenho experimental completamente casualizado, com cinco modalidades e quatro repetições (vinte talhões de 25m2 cada). A eficácia foi calculada pela fórmula de Abbot e foi avaliada 2 e 7 dias após o tratamento fitossanitário, incidindo sobre larvas de escaravelho-da-batateira nas fases L1-L3, L4 e adultos. A metodologia do ensaio esteve em conformidade com os protocolos experimentais PP 1/152(2) e PP 1/181(2), da Organização Europeia e Mediterrânica para a Protecção de Plantas (OEPP).

Nos dois momentos de avaliação, o insecticida Spintor® apresentou para as diferentes fases larvares 97,5% de eficácia, idêntica à do produto referência, enquanto o Align® e Bassi® revelaram maior eficácia sobre larvas L4, 7 dias após tratamento, com valores médios de 64,6% e 50,2% de eficácia, respectivamente. Os valores mais elevados de produtividade foram obtidos com Spintor® (19,0 t ha-1), Bassi® (17,7 t ha-1) e Calypso® (17,0 t ha-1), em comparação com Align® (16,1 t ha-1) e testemunha (10,5 t ha-1).

A matéria seca dos tubérculos foi mais elevada para as modalidades Spintor® e Calypso® (média 22,7%), em comparação com as restantes três modalidades (média 20,9%), valores que permitem a utilização agro-industrial (> 20%).

Os resultados revelaram a viabilidade de utilização destes bioinsecticidas em programas de protecção contra o escaravelho-da-batateira no modo de produção biológico, possibilitando a sua alternância numa perspectiva de gestão de resistências, sem condicionantes na eficácia pretendida sobre o controlo da praga e permitindo valores de produtividade e matéria seca dos tubérculos, superiores aos valores médios obtidos em Portugal.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.