FacebookRSS feed

Agrotec

Avaliação do processo de compostagem de misturas com resíduos vegetais ricos em fitoquímicos

A compostagem dos resíduos orgânicos com a posterior incorporação dos compostos no solo é um processo eficaz para a melhoria das características do solo no modo de produção biológico.

Compostagem

Para avaliar o efeito da composição de diferentes resíduos vegetais na evolução das características físico-químicas e das emissões gasosas durante o processo, procedeu-se à compostagem de resíduos de diferentes brássicas, de castanha e de jatropha. Estes foram compostados com adição de relva e palha em 15 compostores com a capacidade de 135 L.

Os 15 compostores foram dispostos aleatoriamente, com cada um dos 5 tratamentos (testemunha, brócolo, couve-penca, castanha e jatropha), cada tratamento foi repetido em três compostores. Avaliaram-se as principais características físico-químicas (temperatura, teor de matéria seca, pH, condutividade elétrica, emissões de C-CO2, N-N2O, C-CH4 e C/N), bem como os teores de nutrientes de fitoquímicos. As elevadas temperaturas atingidas nos primeiros dois dias de compostagem estiveram associadas à rápida decomposição da matéria orgânica. Considerando a baixa C/N inicial, sugere-se cuidado ao adicionar materiais ricos em N como relva.

As maiores emissões de C-CO2 foram registadas durante a fase termófila, mostrando uma relação direta com os picos de temperatura. No entanto, estas emissões ocorreram, embora em menor quantidade, durante todo o processo de compostagem. As emissões de C-CH4 ocorreram apenas nos dois primeiros dias de compostagem e as emissões de N-N2O foram registadas no início da compostagem e na fase de maturação.

No final do ensaio a decomposição da matéria orgânica ainda não estava totalmente concluída uma vez que ainda ocorriam emissões de C-CO2 e de N-N2O. Relativamente aos glucosinolatos estes desapareceram logo após o arranque do ensaio, os compostos fenólicos totais tenderam a aumentar e os taninos tenderam a diminuir ao longo do processo de compostagem.

Este estudo sugere que os resíduos de brássicas, castanha e jatropha poderão ser utilizados como materiais compostados para incorporação no solo, no entanto deverá haver o cuidado na mistura destes com outros materiais, de forma a originar um produto final estável rico em compostos húmicos. Relativamente ao uso de compostados de brássicas ricos em glucosinolatos, neste ensaio não se evidenciou qualquer resistência dos glucosinolatos à degradação durante a compostagem e consequentemente, capacidade fitopatogénica dos compostos finais.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.