FacebookRSS feed

Agrotec

Avaliação biológica de extractos de plantas aromáticas e medicinais no controlo de bactérias fitopatogénicas do tomateiro

Diversas espécies de plantas aromáticas e medicinais têm revelado actividade antimicrobiana, indicando os estudos realizados que os compostos naturais de origem vegetal podem constituir uma alternativa aos pesticidas químicos de síntese.

Tomate

Para avaliar a actividade bactericida e fungicida de extractos brutos aquosos, etanólicos e óleos essenciais de Coriandrum sativum, Origanum vulgare e Mentha pulegium, relativamente às bactérias Pseudomonas corrugata, Pseudomonas mediterranea, e Pseudomonas syringae pv. tomato e contra o fungo Fusarium oxysporum foram realizados ensaios in vitro.

A avaliação do efeito destas formulações como meio de protecção contra a doença da medula negra do tomateiro (Pseudomonas corrugata, Pseudomonas mediterranea) da doença da pinta negra do tomateiro (P. syringae pv. tomato) foi obtida a partir de ensaios in vivo, utilizando plantas de tomateiro.

Os resultados obtidos mostraram que os óleos essenciais das três plantas apresentaram actividade antifúngica e antibacteriana satisfatória em relação às três bactérias, (halos de inibição entre 15 e 35 mm), sendo o óleo essencial de coentro o que teve melhor espectro de actuação, inibindo totalmente o crescimento de Fusarium oxysporum e das bactérias P. corrugata e P. syringae pv. tomato. Os extractos etanólicos de coentro inibiram totalmente o crescimento das bactérias P. corrugata e P. mediterraneae.

Os extractos etanólicos de orégão e poejo foram eficazes na inibição total da P. syringae pv. tomato. Os restantes extractos apresentaram resultados menos relevantes, com halos de inibição que variaram entre 11 e 21 mm, não tendo os extractos aquosos tido acção significativa na inibição de crescimento microbiano.

A pulverização de tomateiros com extractos etanólicos e óleos essenciais de coentro, orégão e poejo, tiveram um efeito idêntico ao obtido com a aplicação de oxicloreto de cobre, sugerindo que são uma alternativa à aplicação de compostos de cobre.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.