FacebookRSS feed

Agrotec

Anteprojeto de cogumelos shiitake (Lentinula edodes) em modo de produção biológico

A produção de cogumelos oferece uma alternativa economicamente viável para a produção de alimentos de sabor e qualidade superiores, bem como a produção de metabolitos de grande valor, como enzimas ou polissacarídeos. Permite ainda reduzir o impacto ambiental dos resíduos utilizados como substratos.

Cogumelos shiitake

Lentinula edodes ou shiitake é caracterizado do ponto de vista nutricional, como altamente nutritivo, possui proteínas de qualidade e aminoácidos essenciais, apresentando baixo conteúdo calórico. Contém ainda compostos bioativos, tais como os polissacáridos, anti tumorais, e substâncias antivirais e antibacterianos.

O crescente interesse pelo cogumelo L. edodes esteve na base do presente business, onde se apresenta a importância de uma análise financeira na decisão de investimento.

O negócio em causa consiste na implantação de uma unidade de produção de cogumelos shiitake em troncos de madeira de carvalho, no modo de produção biológico, a instalar numa propriedade localizada no Parque da Peneda-Gerês. Neste business case abordaram-se as métricas financeiras, que são em si ferramentas para a análise financeira, não podendo existir sem elas.

As métricas financeiras tomam formas muito diferentes entre si, sendo que foram abordadas apenas as mais amplamente utilizadas.

Após a introdução dos conceitos que suportam as métricas e analisadas em detalhe, passou-se ao caso de estudo onde foi apresentada uma intenção de negócio de produção de cogumelos shiitake em tronco no modo de produção biológico.

Feita a análise financeira, conclui-se que o investimento na unidade de produção de cogumelos é um projeto viável atendendo somente às métricas “Valor Atual Líquido” ou “VAL”, “Taxa Interna de Rentabilidade” ou “TIR” e ainda “Período de Retorno de Investimento” ou “PRI”.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.