FacebookRSS feed

Agrotec

Modelação de clima em estufa climatizada para produção e enraizamento de estacas de eucalipto

O controlo ambiental em culturas protegidas assume uma grande importância e, a par da rega e da nutrição, é um dos factores limitantes do crescimento e desenvolvimento das plantas.

Eucaliptos

A eficácia deste controlo pode ser avaliada pela utilização de modelos matemáticos. Estes modelos de previsão das condições climáticas interiores, após a sua validação, permitem a simulação para diferentes condições climáticas exteriores e/ou diferentes estratégias de funcionamento dos equipamentos.

O presente trabalho permitiu encontrar as condições ambientais favoráveis para a maximização da produção de rebentos nos pés-mãe e do enraizamento de miniestacas de Eucalyptus globulus Labill. e, ainda, a definição de objectivos e de estratégias de programação ambiental mais eficientes.

O trabalho foi desenvolvido numa estufa do tipo “Venlo” em vidro, equipada para a propagação clonal de Eucalyptus globulus Labill. pela técnica de miniestacaria, localizada nos Viveiros do Furadouro, Grupo Altri, em Óbidos.

O desenvolvimento dos modelos climáticos incluiu a realização de balanços de energia e de massa, que permitem simular a temperatura e a humidade relativa no interior da estufa em função dos dados climáticos exteriores, do tipo de estufa, do tipo de cobertura e dos equipamentos existentes.

A determinação das condições favoráveis à produção de rebentos e enraizamento de quatro clones, foi realizada através de uma análise multivariada de componentes principais. Efectuou-se ainda uma análise de regressão para as variáveis mais explicativas. Foram propostos e validados dois modelos, o modelo de aquecimento e o de arrefecimento, obtendo-se diferenças absolutas entre os valores de temperatura e de humidade relativa medidos e simulados, respectivamente, de 0,98 e 1,31ºC e de 6,78 e 7,46%.

oncluiu-se que existe uma grande influência das condições ambientais na propagação vegetativa de Eucalyptus globulus Labill.. Na estufa de pés-mãe, no período de quatro semanas que antecederam a colheita, os valores de radiação solar global de 5,0 e 5,7 MJ m-2 d-1 e de défice da pressão de vapor de 0,80 e 0,85 kPa, resultaram numa maior produtividade de rebentos dos clones AC58 e GM258, que variou entre 70,0 e 81,0 rebentos m-2 semana-1. 

A máxima percentagem de enraizamento de 74,9% e de 62,1%, respectivamente para os clones AC58 e GM258, foram obtidas para valores de temperatura média do ar de 23,5°C e de 25,2°C, no período das quatro semanas após a preparação das miniestacas para enraizamento. Os clones BC422 e YG15 apresentaram uma menor dependência da propagação vegetativa com as condições ambientais.

A interacção entre as condições favoráveis de propagação vegetativa e a possibilidade de prever as condições climáticas no interior das estufas, resulta na possibilidade de testar e simular diferentes estratégias de programação dos equipamentos, permitindo a máxima produtividade com o menor consumo de energia.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.