FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto de uma exploração de cabritos de raça serpentina, em modo de produção biológico

O presente trabalho visa avaliar a viabilidade económica de uma exploração de cabritos da raça Serpentina, em modo de produção biológico, em extensivo e na zona do Parque Natural da Serra de S. Mamede.

Cabrito serpentina

O modo de produção biológico é considerado um regime de qualidade, e os produtos biológicos têm sido valorizados como tal. A procura destes produtos tem sido crescente, sendo que o consumidor de produtos biológicos tem características e motivações que o distinguem dos demais.

Para a caracterização de uma exploração-modelo para produção de cabritos biológicos, utilizaram-se dados produtivos e reprodutivos da cabra Serpentina e definiram-se as condições de funcionamento da empresa.

Para efectuar a análise económica do projecto utilizou-se a plataforma FINICIA, gratuita e disponível no site do IAPMEI. Fizeram-se previsões de vendas, de investimentos e de custos, e apuraram-se indicadores de rendibilidade do projecto: o valor actual líquido, a taxa interna de rendibilidade e o período de retorno do investimento.

Foi possível concluir que este projecto apresenta viabilidade económica, para as condições previstas de produção e de comercialização da carne de cabrito.

Consulte a dissertação completa aqui.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.