FacebookRSS feed

Agrotec

O papel das micorrizas no modo de produção biológico da alface

Neste estudo realizaram-se dois ensaios experimentais em vaso com alface (Lactuca sativa L.) de forma a compreender o contributo das micorrizas arbusculares na sua produtividade no modo de produção biológico.

Alface

No primeiro, avaliou-se a colonização micorrízica das raízes das alfaces relacionando-a com o tipo de solo, a dose de adubo, a produção de alface e o teor de nutrientes nas folhas e nas raízes. No segundo ensaio avaliou-se a produção da alface e a absorção de nutrientes em função da aplicação de fosfato de Gafsa em plantas micorrizadas e não micorrizadas.

Ambos os ensaios foram conduzidos segundo um delineamento experimental com dois factores, tipo de solo (solo de agricultura biológica e solo de agricultura convencional) e adubo orgânico Phenix com três níveis de aplicação (0, 2 e 4 t ha-1) no primeiro ensaio; inóculo micorrízico com dois níveis (plantas inoculadas e não inoculadas) e fosfato de Gafsa com três níveis (0, 100 e 200 kg P2O5 ha-1) no segundo ensaio.

No primeiro ensaio a produção da alface diminuiu com a aplicação de doses crescentes de Phenix, devido à sua elevada CE e elevado teor de N-NH4 +, mas foi superior (p ˂0,05) no solo biológico em comparação com o solo convencional. A percentagem de raiz colonizada também foi superior (p ˂0,05) nas alfaces produzidas em solo biológico. No entanto, diminuiu com a aplicação de doses crescentes de adubo pelo que o seu contributo para a produtividade das alfaces terá sido muito reduzido.

No segundo ensaio a aplicação de doses crescentes de fósforo resultou em aumentos significativos da produção de alface. No entanto, não se verificaram diferenças significativas entre as alfaces inoculadas e as não inoculadas. Contudo, com a aplicação da maior dose de fósforo (200 kg ha-1) o peso seco das folhas e o peso fresco das raízes das alfaces inoculadas diminuiu (p ˂0,05) comparativamente às alfaces não inoculadas o que sugere um possível efeito inibidor da fertilização na acção benéfica dos fungos micorrízicos arbusculares.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.