FacebookRSS feed

Agrotec

Influência do fosfato de Gafsa, da correcção orgânica e da reacção do solo, na produtividade da alface e da couve repolho

Avaliaram-se os efeitos da aplicação de fertilizantes certificados para o modo de produção biológico (MPB) no crescimento da alface e da couve repolho em vasos com o objectivo de contribuir para a melhoria das recomendações de fertilização no MPB.

Alface

As experiências foram realizadas com quatro blocos casualizados e doze tratamentos resultantes da estrutura factorial entre três factores: (i) fosfato de Gafsa com 2 níveis (0 e 200 kg de P2O5 ha-1); (ii) Nutrimais (compostado de resíduos orgânicos urbanos separados na origem) com 3 níveis (0, 15 e 30 t ha-1); e (iii) calcário com 2 níveis (0 e 8 t ha-1 CaCO3 equivalente).

As doses crescentes de Nutrimais contribuíram para aumentar substancialmente a produtividade da alface, provavelmente em consequência do elevado teor de N mineral presente neste compostado. Verificou-se uma interacção de primeira ordem entre o calcário e o fosfato de Gafsa, uma vez que a produção não aumentou com a aplicação do calcário quando se aplicou fosfato.

A acumulação dos macronutrientes principais aumentou nas folhas das plantas de alface produzidas com fosfato ou com Nutrimais, enquanto com a aplicação de calcário apenas a acumulação de N aumentou significativamente. Concluiu-se que é recomendável a aplicação deste compostado para a cultura de alface no MPB e que a recomendação da dose de P depende da acidez do solo e da recomendação da calagem. O peso fresco da couve aumentou com a aplicação de qualquer dos fertilizantes.

Apesar do composto não estar bem maturado não foi fitotóxico. Pelo contrário, os aumentos mais significativos de produção verificaram-se com a aplicação das doses crescentes de composto, provavelmente em consequência do seu elevado teor de N mineral. O efeito do calcário e do fosfato na produção de couve foi mais evidente quando não se aplicou composto. Uma das limitações no crescimento da couve repolho no solo sem calcário poderá ter-se devido ao facto da acidez do solo diminuir a solubilidade do P.

No entanto, mesmo com aplicação de calcário, a resposta da couve à aplicação de fosfato foi claramente positiva. O teor de N nas folhas aumentou significativamente com a aplicação de fosfato e de calcário, e com as doses crescentes de composto. Relativamente aos restantes nutrientes nas folhas, a aplicação de fosfato aumentou o teor de P e o calcário aumentou o teor de Ca.

A acumulação de N aumentou com a aplicação de todos os fertilizantes enquanto a acumulação de P e K aumentou apenas com a aplicação de fosfato e com a aplicação de composto até 15 t ha-1. O teor de nutrientes foi mais elevado nas folhas do que nas raízes excepto para o Mg e o Fe.

A distribuição do N, P, K e Ca entre as folhas e as raízes foi realizada em benefício das folhas, mas em menor expressão para o P e o Ca em comparação com o N e o K. Conclui-se que a aplicação destes fertilizantes deve ser recomendada para aumentar a absorção de nutrientes e a produtividade da couve repolho.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.