FacebookRSS feed

Agrotec

Sistema autónomo para a monitorização de insetos

À medida que surgem novas pragas nas culturas, os sistemas de previsão da ocorrência e incidência de pragas devem ser atualizados e soluções alternativas devem ser desenvolvidas, fazendo uso das novas tecnologias que se encontram disponíveis e cada vez mais acessíveis.

Cerejas

Face ao número de pragas de insetos e dos prejuízos que estas provocam, torna-se cada vez mais imprescindível aos técnicos responsáveis pelas explorações agrícolas terem conhecimento das espécies, da quantidade e densidade das capturas de insetos que se encontram presentes nas culturas, de forma a poder ser avaliado o seu impacto e tomar decisões de intervenção eficazes.

Neste trabalho, foi traçado o objetivo de conceptualizar e desenvolver um Sistema Autónomo de Monitorização de Insetos (SAMI), que permita recolher autonomamente os principais dados necessários para a elaboração de informação crítica à tomada de decisão, especificar os seus componentes, forma de tratamento dos dados obtidos e estimativa do impacto económico que a sua utilização terá na exploração do pomar, tendo sido utilizada como modelo a cultura da cerejeira (Prunus avium L.).

O equipamento possui autonomia energética capaz de atrair para o seu interior insetos voadores, através da junção de várias técnicas atrativas de insetos, (cromotrópica, alimentar, feromona sexual e luz ultravioleta), capturando-os no seu interior, e envia remotamente os dados recolhidos por uma camara de vídeo, através de tecnologia sem fios, para que estes possam ser agrupados de forma a permitir a elaboração de relatórios de monitorização das pragas.

O sistema de reconhecimento por imagem que se apresenta, SAMI, tem por base um suporte idêntico ao copo Tephri© e é o único que reúne todos os principais atrativos utilizados na atração e captura de insetos voadores.

Esta particularidade reveste-o de grande versatilidade quanto ao tipo de cultura, sendo possível monitorizar qualquer inseto voador, seja auxiliar ou inimigo da cultura, dependendo da combinação de atrativos utilizada.

Da mesma forma, relativamente ao tipo de tecnologia instalada, face aos equipamentos que se encontram desenvolvidos, o sistema de monitorização proposto evidenciou-se como sendo o mais completo sob o ponto de vista tecnológico, incorporando uma câmara de vídeo como base do seu sistema de reconhecimento de imagem e, o módulo GPS para determinar a posição das capturas no terreno como base para a recolha de dados fidedignos que servem de base à emissão de alertas e relatórios de capturas.

A análise comparativa de custos de gestão dos atuais sistemas de monitorização indica-nos que o sistema SAMI é uma abordagem viável para o futuro da monitorização autónoma de pragas de insetos voadores. Atendendo à exequibilidade e à viabilidade do projeto, encontra-se sinalizada a importância de evoluir para a construção e adaptação de um sistema baseado em prototipagem alargada do equipamento apresentado que possa servir de base ao início da produção e comercialização em massa deste sistema de monitorização.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.