FacebookRSS feed

Agrotec

Eficácia de um composto de resíduos de cunicultura com palha na produtividade e qualidade da alface

Avaliaram-se os efeitos da aplicação de compostado orgânico de resíduos da cunicultura (CRC) no crescimento e desenvolvimento da alface em vasos com o objetivo de determinar o melhor momento de plantação da alface.

Alface

Tudo isto após a incorporação do corretivo ao solo; comparar o efeito deste compostado com o de um corretivo comercial de resíduos de ovinocultura (CCRO) certificado para o modo de produção biológico; e contribuir para a recomendação da fertilização orgânica no MPB para culturas hortícolas. As experiencias foram realizadas na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, com seis tratamentos e quatro blocos.

O ensaio foi repetido três vezes, sendo a diferença entre cada ensaio o tempo entre o momento da aplicação do compostado e o momento da transplantação da alface, respetivamente, 0, 2 e 4 semanas. Os tratamentos do ensaio consistiram em 5 doses de compostado CRC: 0, 1, 2, 4 e 8 t ha-1, e tratamento (T) com 4 t ha-1 de CCRO, para comparação dos resultados. As doses crescentes de compostado de resíduos de cunicultura contribuíram para aumentar a produtividade da alface.

O aumento de produção e a acumulação de nutrientes foi mais evidente na cultura com a aplicação de compostado de resíduos de ovinos, possivelmente porque o compostado possuía um teor muito mais elevado de azoto mineral em comparação com o CRC.

O peso fresco da alface aumentou com a aplicação de qualquer dos compostados, apesar do compostado CCRO não estar bem maturado, já que não inibiu o crescimento da alface e o CRC ter uma condutividade elétrica demasiado elevada em comparação com o valor máximo recomendado para aplicação de compostados ao solo.

A acumulação de macronutrientes (N-P-K) nas folhas de alface aumentou significativamente com as doses crescentes do compostado CRC e ainda mais com o CCRO.

Conclui-se que a aplicação do compostado de resíduos de cunicultura pode ser recomendada para aumentar a absorção de nutrientes e a produtividade da alface no modo de produção biológico e recomenda-se uma melhor seleção dos materiais e do processo de compostagem destes resíduos para obter um compostado com menor condutividade elétrica.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.