FacebookRSS feed

Agrotec

Avaliação da incisão anelar, em diferentes datas, na produtividade e qualidade dos frutos da Actinidia deliciosa cv. Hayward

O aumento do calibre e do teor em matéria seca (MS) dos frutos de kiwi tem sido conseguido através de diversas técnicas, entre elas, a realização de incisão anelar nas varas ou no tronco, evitando assim a aplicação de reguladores de crescimento que não são permitidos no modo de produção biológico. O trabalho teve por objectivo a determinação da data de incisão anelar após a plena floração que melhor contribui para qualidade dos frutos. O estudo realizou-se em 2010 num pomar de Actinidia deliciosa, cv. Hayward, com cinco anos.

Kiwis

Delinearam-se cinco tratamentos: incisão anelar realizada 1, 2, 3 e 5 semanas após a floração e sem incisão anelar, com três repetições de três árvores por repetição. Na colheita comercial avaliou-se a produtividade e o calibre dos frutos das árvores e, em particular, das varas com crescimento determinado e indeterminado.

Nos frutos avaliou-se o teor em MS, a firmeza, o teor em sólidos solúveis totais e a concentração em nutrientes. A produtividade foi idêntica para todos os tratamentos, em média, de 328 frutos/árvore e de 33,6 t ha-1. No entanto, o calibre sofreu um efeito positivo em função da realização da incisão anelar. A percentagem de frutos com o calibre > 95 g foi de 27,8% para os kiwis onde não se realizou a incisão anelar e foi de 51,4% para a média dos kiwis sujeitos a incisão anelar.Este efeito positivo no calibre dos frutos foi evidente para ambos os tipos de varas (determinado e indeterminado).

Considerando a tendência de aumento do calibre médio dos frutos em função da data mais tardia de realização da incisão anelar, sugere-se que a incisão anelar se realize 2 a 5 semanas após a plena floração, período de tempo que corresponde à fase de multiplicação celular dos frutos. Os teores em MS e em sólidos solúveis e a firmeza dos frutos à colheita, não revelaram efeitos significativos com a incisão anelar. A MS foi em média 15,4%, os sólidos solúveis variaram entre 5,9 e 6,3°Brix e a firmeza entre 7,1 e 8,7 kg, que se enquadram no intervalo de valores que determinam o momento da colheita. A concentração dos frutos em K, N, Ca, P, Mg e Fe foi, respectivamente, de 3,04; 0,62; 0,32; 0,17; 0,16 e 0,024 g 100g MS-1, valores comparáveis com diversos autores para a cv. Hayward, tal como os valores obtidos para as relações K/Mg (19,3) e Mg/Ca (0,51), que indicam o alto valor nutritivo dos frutos de kiwi em minerais.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.