FacebookRSS feed

Agrotec

Conversão para viticultura biológica

As práticas culturais convencionais em viticultura, tais como o frequente uso de herbicidas e de mobilizações de solo, têm vindo a degradar o solo vitícola, bem como a reduzir a biodiversidade de espécies de predadores naturais, resultando no aumento da incidência de pragas.

Viticultura biológica

Em consequência, o solo tem perdido estrutura que resulta numa menor capacidade de armazenamento de água e menor protecção contra a erosão, encontrando-se a cultura da vinha cada vez mais vulnerável a pragas e doenças.

A viticultura biológica constitui uma solução a este progressivo enfraquecimento do sistema vitícola. Por outro lado, o consumo de vinho biológico está em franco crescimento em Portugal, como em todo o mundo, estando o mercado nacional e de exportação receptivo à sua comercialização. Contudo, a viticultura biológica em Portugal está numa fase inicial, embora apresente uma forte tendência para aumentar a sua área, sendo, por isso, importante estudar as melhores técnicas e estratégias para o sucesso da conversão para o modo de produção biológico.

As práticas culturais sustentáveis tais como a cobertura vegetal do solo, a criação de infra-estruturas ecológicas para a promoção da biodiversidade e a gestão integrada da fitossanidade da cultura, associadas a uma gestão equilibrada do solo, permitem que o sistema vitícola se torne progressivamente mais sustentável, dependendo menos das condições externas para o seu bom funcionamento.

Os factores essenciais de gestão do solo, da biodiversidade e da fitossanidade formam um sistema integral e interligado que, bem gerido, permite o desenvolvimento sustentável da exploração vitícola no modo de produção biológico, economicamente viável e ambientalmente relevante.

Consulte a dissertação completa aqui.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.