FacebookRSS feed

Agrotec

Efeito de corretivos orgânicos de resíduos vinícolas e biochar, com diferentes tempos de compostagem, na cultura de alface

Existem diversos resíduos orgânicos produzidos na indústria vinícola que podem ser reutilizados como corretivos orgânicos do solo, caso o seu tratamento seja devidamente realizado, contribuindo, assim, para a economia circular.

Alface

Nesse sentido, este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de compostados produzidos com diferentes proporções, entre lamas das águas residuais da vinicultura e engaços de uva (1:1 e 1:1,5 p:p), em ambos os casos com e sem biochar, e do tempo de compostagem dos mesmos, na cultura de alface em vasos.

O peso das folhas e das raízes, e o teor de nutrientes das alfaces, foram avaliados em três experiências que diferiram apenas no tempo de compostagem (6, 12 e 18 semanas) dos compostados utilizados, e que foram constituídas por quatro blocos casualizados com doses crescentes (0, 20 e 40 t ha-1) de cada compostado.

O peso fresco da alface aumentou significativamente com o aumento da dose de compostado, quando se considerou a média de todos os compostados e experiências, provavelmente em consequência da disponibilização de azoto e outros nutrientes dos compostados, para além da possível melhoria da fertilidade física do solo, e diminuiu para os compostados com biochar.

No entanto, o mesmo aumento de produção com a dose de compostado não foi evidente para os compostados com biochar ou maior teor de engaços, quando se consideraram apenas os compostados menos maturados (com 6 semanas de compostagem).

Recomenda-se, para a horticultura, que a compostagem destes resíduos decorra por um período mínimo de 12 semanas, para garantir que os compostados fiquem relativamente bem estabilizados, sem fitotoxicidade ou capacidade para imobilizar azoto do solo, e que se utilizem mais lamas em peso do que engaços, para aumentar a disponibilidade de nutrientes.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.