FacebookRSS feed

Agrotec

Campos de demonstração de frutos secos na Agroglobal 2020

O Grupo Agromillora e os Viveros Galbis apresentaram campos de demonstração na Valada do Ribatejo no âmbito dos frutos secos.

Texto: Sofia Cardoso

GRUPO AGROMILLORA

Agromillora Agroglobal

Área 5000 m2.

Parceiros Hidroibérica.

Variedades em estudo Nos campos de ensaio da Agroglobal, a Agromillora tem vindo a testar diversas variedades, sendo que mais recentemente instalou um campo de ensaio de amendoal em sebe de sequeiro com as variedades Avijor e Penta, para desta forma dar a conhecer aos seus clientes o potencial de este novo sistema para zonas de sequeiro ou de restrições hídricas.

Instalou também um ensaio de aveleiras em sebe de regadio, sistema pioneiro a nível mundial e que a Agromillora traz para Portugal depois de ter efetuado ensaios em Espanha, demonstrando mais uma vez a importância que têm para a multinacional espanhola o mercado português.

Métodos A Agromillora tem sido pioneira ao longo da sua história no desenvolvimento de sistemas altamente eficientes e mecanizados, nesta linha de trabalho os ensaios que estão a decorrer na Agroglobal neste momento têm no caso do amendoal de sequeiro um compasso de 4x1,35 e no caso do ensaio de aveleiras 4x2, compassos que permitem um aumento da rentabilidade por hectare e uma quase total mecanização.

Produtividade por hectare No caso do amendoal de sequeiro temos umas produções que variam com a pluviometria de cada zona entre 600-800 kg miolo/ha. No ensaio de aveleiras podemos pensar em produções de 2 000 kg de avelã com casca.

Estes ensaios têm como objetivo demonstrar a rentabilidade das culturas nas condições edafoclimáticas onde estão inseridas assim como trazer para Portugal os desenvolvimentos mais inovadores no que respeita a culturas permanentes. Tentamos também com estes ensaios por a disposição dos agricultores em Portugal novas soluções para a rentabilidade das suas explorações. O ensaio de amendoal de sequeiro foi plantado em dezembro de 2019.

Foram realizados três tratamentos desde a plantação até ao verão 2020 e duas podas de formação desde a plantação, estando a terceira prevista para setembro. O ensaio de aveleiras de regadio em sebe foi plantado em junho de 2020.

VIVEROS GALBIS

Viveros Galbis Agroglobal

Área Aproximadamente 700 m2.

Produtos Grafted Walnut Howard e Chandler

Momentos de utilização dos produtos Raiz nua e formatos em vaso para plantar em qualquer época do ano.

Características dos produtos A qualidade das nogueiras, através dos controlos varietais e sanitários por organismos oficiais, juntamente com o tipo de enxerto fazem com que as plantações dos nossos clientes tenham sucesso.

O objetivo primário passou por promover o cultivo da nogueira, uma vez que seu fruto, a noz, tem uma procura crescente pelas suas propriedades nutricionais, bem como dar o testemunho da presença da empresa em Portugal, uma vez que a Viveros Galbis é a empresa líder na enxertia de nogueiras na Península Ibérica, tendo completado recentemente 45 anos.

A Viveros Galbis visa tornar as plantações de nozes dos clientes as mais rentáveis possíveis para tal, zelando pela qualidade da planta, bem como pelo serviço de assessoria, oferecendo-lhes os padrões e variedades mais adequados para cada plantação.

Consulte o Programa online da Agroglobal 2020 e outras novidades do evento. Conheça ainda a entrevista com Joaquim Pedro Torres.

Leia ainda o nosso especial sobre os campos de demonstração.

Os campos de demonstração de milho na Agroglobal 2020

As empresas de fertilizantes na Agroglobal 2020

As soluções de rega na Agroglobal 2020

O tomate indústria na Agroglobal 2020

A cultura da batata na Agroglobal 2020

O grão de bico na Agroglobal 2020

O agroflorestal na Agroglobal 2020

As soluções da Lagoalva na Agroglobal 2020

Artigo originalmente publicado na Agrotec 36