FacebookRSS feed

Agrotec

Os campos de demonstração de milho na Agroglobal 2020

Perante a conjectura atual, o adiamento da Agroglobal 2020 era inevitável. A próxima edição do certame acontece entre 6 e 8 de julho de 2021. Contudo, além de a organização não deixar que a data passe em branco, apostando no evento online, os ensaios e os campos de demonstração presentes na Valada do Ribatejo, das várias empresas ibéricas, continuaram a todo o vapor, incluindo os da cultura do milho.

Texto: Sofia Cardoso

CORTEVA AGRISCIENCE PORTUGAL S.A. – PIONEER

Corteva Agriscience Pioneer

Área 4 ha com pivot de 1 ha localizado na entrada da Agroglobal.

Parceiros Hidrosoph e Tecniferti.

Variedades e Aptidão Catálogo vivo, de 10 variedades de milho, com distintas caraterísticas para diferentes objetivos.

Corteva Agriscience Pioneer

Data de sementeira Última semana do mês de abril.

Data prevista de colheita Última quinzena de setembro.

Produtividade por hectare A empresa espera atingir produtividades médias muito elevadas, na continuidade das obtidas em anteriores edições da Agroglobal.

O objetivo da equipa Pioneer focou-se em demonstrar em campo as diferentes soluções genéticas disponíveis para as distintas condições agronómicas em Portugal, tanto no milho, como no tomate de indústria. Para maximizar todo o potencial das variedades, a equipa Pioneer recorre às mais recentes e avançadas tecnologias de agricultura de precisão, incluindo o recurso à sua plataforma digital.

Os ensaios instalados na Agroglobal tiveram a participação direta do Serviço Agronómico Pioneer desde o início. Paralelamente à monitorização dos ensaios, que culminará com a colheita total ou parcial dos campos para avaliação da sua produtividade, decorrem visitas com agricultores na presença dos técnicos Pioneer.

Os resultados dos ensaios, tal como em anteriores edições, serão apresentados nas diferentes publicações da Pioneer criadas para o efeito.

DEKALB/BAYER

Dekalb/Bayer Agroglobal

Área Pivot inovação, pivot genético e pivot tecnológico (6 ha).

Parceiros TERRAPRO, CASE e LEVEN e ADP Fertilizantes.

Variedades e Aptidão

Pivot tecnológico: DKC6308 semeado com intenções de silagem.

Pivot genético:

Dekalb/Bayer Agroglobal

Data de sementeira Última semana do mês de abril.

Data de colheita Última quinzena de setembro.

Produtividade por hectare A expetativa é muito alta, visto que os milhos se encontram num excelente estado.

O ensaio foi semeado com um ligeiro atraso devido à precipitação de abril, não tendo sido a atividade afetada pela pandemia sanitária. A Dekalb, em conjunto com a Bayer, tem como objetivo apresentar a sua solução completa e integrada entre genética, herbicidas e digitalização. Na área da proteção das culturas, a Bayer demonstra os excelentes resultados no controlo das infestantes com ADENGO®, aplicado em pré-emergência da cultura até às 3 folhas da cultura, a uma dose que pode variar entre os 0,33 e os 0,44 L/ha. Na área da digitalização, surge o Climate FieldView™, a plataforma de agricultura digital.

Com funcionalidades de simples visualização, é possível usar dados para entender e otimizar a performance de cada parcela. É também possível obter um relatório de produtividade de cada campo para verificar quais foram os híbridos que produziram melhor. Além disso, no pivot tecnológico a Bayer criou um consórcio entre várias empresas do setor agrícola, como seja o caso da CASE, LEVEN no campo das máquinas e alfaias agrícolas, a TERRAPRO no campo da monotorização dos solos com o mapeamento de condutividade elétrica do solo e, finalmente, a ADP com fertilizantes para a cultura do milho.

Num contexto do certame, este consórcio pretende dar uma perspetiva de verdadeira integração agronómica das várias e soluções, com o objetivo de obter máximo conhecimento e rendimento em cada metro de terreno cultivado.

SYNGENTA

Syngenta Agroglobal

Área Ensaio de silagem com 3,5 ha e ensaio de grão com 3,5 ha. Foi ainda instalada uma parcela de girassol.

Parceiros Alltech Crop Science, Aquagri e Lagoalva, com semeador da Horsch.

Variedades e Aptidão No campo de girassol foi plantada a variedade SY Experto.

Syngenta Agroglobal

Data de sementeira 28 de abril o grão e 2 de maio a silagem.

Data de colheita Última quinzena de setembro.

Produtividade por hectare À data ainda não tinha sido determinada a produtividade.

Os ensaios estão inseridos na Agroglobal e o objetivo é mostrar as soluções que a Syngenta tem para oferecer para a cultura do milho, a nível de sementes, de proteção fitossanitária e também de tecnologias digitais de seguimento da cultura como é o caso do farmshots. Este ano a novidade seria o ensaio de silagem em parceria com outras empresas do setor e as mais-valias que cada empresa pode fornecer aos seus clientes.

Na área da proteção das culturas, a Syngenta apresenta os resultados da sua estratégia de controlo de infestantes com o consagrado herbicida Lumax. Com uma aplicação de 4L/ha em pré-emergência, obteve um campo limpo de gramíneas, folhas largas e ciperáceas, permitindo uma excelente gestão das resistências das infestantes, graças às três substâncias ativas/três modos de ação do Lumax. Destaque para a seletividade do Lumax na cultura do milho e a sua ampla janela de aplicação (da pré-emergência até às quatro folhas da cultura), com uma dose única ao longo da campanha. Camix foi o outro herbicida aplicado (3,75 L/ha). Formulado com duas substâncias ativas, tem ampla janela de aplicação e proporciona uma boa gestão das resistências das infestantes.

Além do acompanhamento da sementeira, a empresa tem realizado o acompanhamento da cultura durante as fases mais importantes da cultura, como é o caso da aplicação do herbicida, da fase vegetativa e início da reprodutiva.

LUSOSEM – PRODUTOS PARA A AGRICULTURA, S.A.

Lusosem Agroglobal

Área Aproximadamente 8.000 m2/variedade.

Variedades e Aptidão

Lusosem Agroglobal

Data de sementeira 24 de abril.

Data de colheita Última quinzena de setembro.

Produtividade por hectare À data ainda não tinha sido determinada a produtividade.

Os objetivos da Lusosem passam por dar a conhecer as mais recentes variedades da LG, as suas características, o potencial produtivo e a tolerância a pragas e doenças. O portefólio actual de ciclo médio/longo é bastante adaptado às necessidades da agricultura nacional, por meio de variedades adequadas a diferentes épocas de sementeira ou finalidade e tolerantes a doenças endémicas do Ribatejo, como sejam o Fusarium e o Cephalosporium.

Por parte da Lusosem, a atividade no campo tem-se centrado no acompanhamento técnico da vitrina e das quatro variedades que ali estão presentes, bem como na observação e anotação de doenças, pragas ou anomalias que possam surgir. Existe uma monitorização técnica da cultura em todas as suas vertentes. Toda a prática agronómica está a cargo da Agroglobal.

Para a empresa, a vitrina da Agroglobal insere-se num quadro de diversos ensaios e vitrinas a nível nacional, quer sejam da responsabilidade da Lusosem, quer de entidades independentes (cooperativas, escolas agrárias, direcções regionais, entre outros). A Lusosem participou de forma inovadora, dinâmica e multifacetada desde a primeira edição da Agroglobal, em Valada do Ribatejo, contribuindo ativamente para o grande dinamismo deste certame que é um espaço incontornável do agronegócio em Portugal. A empresa considera a Agroglobal um palco privilegiado para apresentar novas soluções e tecnologias que podem promover a valorização da produção nacional.

SEMILLAS FITÓ

Área 4 ha.

Variedades e Aptidão

Semillas Fitó Agroglobal

Data de sementeira Última semana do mês de abril.

Data de colheita Última quinzena de setembro.

Produtividade por hectare A empresa espera atingir uma produtividade estimada entre 16 a 20 toneladas por hectare.

O objetivo do campo passa por avaliar a produção das principais variedades comercializadas pela empresa e fazer demonstração das mesmas aos agricultores através de visitas dos mesmos ao campo de ensaio.

A Fitó é uma empresa que obtém e comercializa exclusivamente variedades de sementes. No caso das sementes de milho híbrido, a obtenção de variedades é feita na Península Ibérica, pois beneficiam de uma melhor adaptação às nossas condições de clima e solo. Um dos objetivos da Fitó é apresentar soluções a problemáticas existentes como o Cephalosporium, vírus do ananismo e tolerância ao stress hídrico.

MAS SEEDS

MAS Seeds Agroglobal

Área 3,7 ha.

Variedades e Aptidão As variedades introduzidas neste ensaio foram escolhidas pela sua grande adaptabilidade, estabilidade e potencial produtivo em condições edafoclimáticas locais tanto em ensaios I+D como em parcelas comerciais.

MAS Seeds Agroglobal

Data de sementeira 26 de abril.

Data de colheita Última quinzena de setembro, início de outubro.

Produtividade por hectare Considerando o potencial genético das variedades e da parcela, a produtividade média ficará entre as 15 e as 18 toneladas/ha, a 14% de humidade.

É parte da missão da empresa ajudar os agricultores e explorações pecuárias a aumentar o valor das suas produções e das suas terras de forma sustentável. Os híbridos de milho presentes neste campo demostrativo são fruto de anos de dedicação na seleção de variedades de elite mais adaptadas às consequências das mudanças climáticas. A prioridade do I+D é a procura de material que combine um alto potencial produtivo com uma boa estabilidade no seu rendimento e qualidade alimentar, sejam quais forem as condições edafoclimáticas.

A MAS Seeds aposta em três sólidos campos de experiencia: criação de variedades de alto potencial com o I+D; produção de sementes de alta qualidade e o apoio aos agricultores, distribuidores e parceiros com serviços agrícolas profissionais “NUTRIPLUS” e “AGROPLUS”.

EPAGRO – SERVIÇOS AGRÍCOLAS, LDA.

Epagro Agroglobal

Área Aproximadamente 4 ha.

Parceiros Limagrain Ibérica.

Variedades e Aptidão

Epagro Agroglobal

Data de sementeira Última semana do mês de abril.

Data de colheita Última quinzena de setembro, início de outubro.

Produtividade por hectare As expetativas situam-se dentro do intervalo das médias históricas do campo, ou seja, de acordo com o potencial produtivo de cada variedade, entre as 16 e 18 toneladas por hectare a 14% de humidade.

O objetivo principal passar por avaliar o potencial produtivo das três variedades Advanta comercializadas pela Epagro, comparativamente com as demais variedades representativas das empresas de sementes de milho híbrido que participam no certame. Tem sido realizado um acompanhamento da sementeira, anotação das datas de emergência e floração e uma avaliação rigorosa sobre a presença ou não de Cephalosporium maydis e consequente tolerância das variedades face ao mesmo.

Sendo a Agroglobal cada vez mais um certame de referência ibérico no setor do agronegócio, e com um posicionamento claramente destinado a um público-alvo eminentemente profissional, ponto de encontro de stakeholders de toda a fileira agrícola e de milhares de visitantes, A Epagro acredita que deve evidenciar a importância que o mesmo assume para a empresa, entidade portuguesa presente no mercado nacional há mais de 20 anos, quer na dimensão das suas diferentes áreas de negócio quer no aprofundamento das relações institucionais com clientes, parceiros e fornecedores.

Consulte o Programa online da Agroglobal 2020 e outras novidades do evento. Conheça ainda a entrevista com Joaquim Pedro Torres.

Leia ainda o nosso especial sobre os campos de demonstração.

As empresas de fertilizantes na Agroglobal 2020

As soluções de rega na Agroglobal 2020

O tomate indústria na Agroglobal 2020

A cultura da batata na Agroglobal 2020

O grão de bico na Agroglobal 2020

O agroflorestal na Agroglobal 2020

Os frutos secos em evidência na Agroglobal 2020

As soluções da Lagoalva na Agroglobal 2020

Artigo originalmente publicado na Agrotec 36