FacebookRSS feed

Agrotec

O trabalho da CELPA na Agroglobal

A CELPA – Associação da Indústria Papeleira instalou em março de 2016 um ensaio de rega-adubação na Valada do Ribatejo.

Texto: Sofia Cardoso

CELPA

Área O ensaio incide em 2 linhas de plantação de 7 árvores cada.

Parceiros Hidrosoph.

Tratamentos Tratamento 1 (testemunha): sem adubação; Tratamento 2 (adubação): com adubação nà plantação (60 g Agroblen 11-21-09 + 6 MgO); Tratamento 3 (adubação e rega): com adubação à plantação (60 g Agroblen 11-21-09 + 6 MgO) e com rega (200 mm de junho a agosto). As plantas utilizadas são clonais de Eucalyptus globulus, instaladas num compasso de 3 x 3 metros.

Na instalação do sistema de rega contou-se com o apoio e know-how da Hidrosoph, para uma utilização eficiente e sustentável da água. A rega aplicada de 200 mm (maio a setembro) simula uma condição normal de crescimento em locais com boas caraterísticas, e permite diferenciar a produtividade. A mesma conclusão tem sido possível alcançar nos últimos 2 anos, na vertente da adubação, pois tal como as culturas agrícolas, também as culturas florestais beneficiam de uma base equilibrada de nutrientes para o crescimento radicular e da biomassa aérea. As árvores com maior crescimento, absorvem mais CO2 e retêm o carbono na biomassa florestal e no solo.

Foi possível constatar que em todas as ocasiões, tanto as alturas como os diâmetros médios do tratamento 3 (adubação e rega) foram sempre superiores aos dos restantes tratamentos, apresentando também, quase sempre, maiores crescimentos o que resulta, naturalmente, em maiores volumes. O tratamento 3 (adubação e rega) também é aquele que apresenta um menor coeficiente de variação em diâmetro e em volume total com casca, ou seja, as suas árvores apresentam maior homogeneidade, com menores desvios em relação à média.

Consulte o Programa online da Agroglobal 2020 e outras novidades do evento. Conheça ainda a entrevista com Joaquim Pedro Torres.

Leia ainda o nosso especial sobre os campos de demonstração.

Os campos de demonstração de milho na Agroglobal 2020

As empresas de fertilizantes na Agroglobal 2020

As soluções de rega na Agroglobal 2020

O tomate indústria na Agroglobal 2020

A cultura da batata na Agroglobal 2020

O grão de bico na Agroglobal 2020

Os frutos secos em evidência na Agroglobal 2020

As soluções da Lagoalva na Agroglobal 2020

Artigo originalmente publicado na Agrotec 36