O campo de demonstração da batata na Agroglobal 2020
Perante a conjectura atual, o adiamento da Agroglobal 2020 era inevitável. A próxima edição do certame acontece entre 6 e 8 de julho de 2021. Contudo, além de a organização não deixar que a data passe em branco, apostando no evento online, os ensaios e os campos de demonstração presentes na Valada do Ribatejo, das várias empresas ibéricas, continuaram a todo o vapor, bem como o campo de de demonstração de batata dinamizado pela Porbatata.
Texto: Sofia Cardoso
PORBATATA – ASSOCIAÇÃO DA BATATA DE PORTUGAL
Área 1,7 ha.
Parceiros Agrico (Eurobatata); Agroplant (Ecoveg); Germicopa; HZPC; Meijer; Stet Holland (Advice Agribusiness). Outros fatores de produção: ADP, Nufarm e TradeCorp.
Variedades e Aptidão Alicante; BU09-524; Tilbury; Taurus; Lady Amarilla; SHC 1010. Aptidão para indústria.
Data de sementeira 29 de abril de 2020.
Data de colheita Colheita prevista para os dias 9, 10 e 11 de setembro.
Produtividade por hectare Estimam-se 40 a 50 toneladas.
Os objetivos passam por divulgar novas variedades de batata com aptidão para a industria, tendo em atenção a sua capacidade produtiva, rendimento e o potencial de processamento em articulação com a indústria, promovendo assim o sector da agro-indústria de batata na zona. Foram feitas análises de solo e a preparação do solo foi a apropriada para a sementeira que decorreu no final de abril. Uma semana depois aplicou-se herbicida em pré-emergência e fez-se a amontoa. A emergência deu-se sem grandes incidentes.
Em meados de maio fez-se a adubação de cobertura e fez-se o primeiro tratamento de fungicida/inseticida. As chuvas de maio trouxeram alguma incidência de míldio e verificou-se a ocorrência de algumas pragas, no entanto a pronta disponibilidade dos técnicos responsáveis pelo campo de ensaio, assegurou a eficaz resolução atempada, não comprometendo o desenvolvimento da cultura.
Com os tratamentos fitossanitários com fungicidas e inseticidas, foram em simultâneo aplicados estimulantes foliares e de calibre. A tuberização ocorreu em todas as variedades, entre final de maio e início de junho. No início de agosto foram retiradas amostras de batatas às quais foram feitos testes de matéria seca, para verificar a evolução da qualidade. Os trabalhos culturais e tratamentos decorrem normalmente e adequados à fase do ciclo em que a cultura se encontra. Em meados de agosto, a cultura já começa a mostrar sinais de estar a entrar em senescência.
ADVICE.AGRIBUSINESS STET PORTUGAL
Área 2 500 metros2.
Parceiros PORBATATA e SIA Aperitivos.
Variedade e Aptidão A variedade da STET instalada no campo de demonstração é a SH C 1010, uma variedade com características para indústria – forma redonda, olhos superficiais, polpa amarela, matéria seca de 22 a 23%, baixo teor de açúcares, entre outros – para fritura em rodelas (chips).
Data de plantação 29 de abril.
Data de colheita Previsão em 10 e 11 de setembro.
Produtividade por hectare Tendo por base a amostragem realizada em 5 de agosto, quando a cultura tinha 98 dias de ciclo, em que se contabilizou uma produção média de 18 tubérculos por batateira, com calibre superior a 40mm e com produção média de 1 987 kg/batateira, a produtividade esperada para a SH C 1010, será de mais de 60 000 kg/ha, ou seja de mais de 15 000 kg para a área desta variedade neste campo da Agroglobal (0,25 ha).
Sobre os testes de fritura realizados no início de agosto, registou-se um valor médio de 21,8% de matéria seca, com uma coloração bem amarela do produto final, bem ao gosto do consumidor.
O objetivo consistiu em divulgar na Agroglobal, uma variedade nova e inovadora de ciclo relativamente curto para o segmento de indústria, para fritura em rodelas que está a ser testada em Portugal e noutros países desde há três anos e que está agora na fase de lançamento comercial.
Consulte o Programa online da Agroglobal 2020 e outras novidades do evento. Conheça ainda a entrevista com Joaquim Pedro Torres.
Leia ainda o nosso especial sobre os campos de demonstração.
Os campos de demonstração de milho na Agroglobal 2020
As empresas de fertilizantes na Agroglobal 2020
As soluções de rega na Agroglobal 2020
O tomate indústria na Agroglobal 2020
O grão de bico na Agroglobal 2020
O agroflorestal na Agroglobal 2020
Os frutos secos em evidência na Agroglobal 2020
As soluções da Lagoalva na Agroglobal 2020
Artigo originalmente publicado na Agrotec 36