Provérbios agrícolas para utilizar neste Natal
Conheça alguns provérbios agrícolas relacionados com a época festiva.

"No Natal, tem o alho bico de pardal"
Em Portugal, no mês de dezembro, é frequente a realização da sementeira do alho. Os antigos diziam que «pelo Natal, tem o alho bico de pardal» porque, no final de dezembro, os alhos já se querem germinados e, como tal, a primeira folha apresenta a forma e tamanho do bico de um pardal.
"Pelo Natal, sacha o faval"
Dependendo da data de sementeira - quando a fava se encontra entre o estado fenológico do primeiro nó visível e da flor aberta - deve-se realizar uma sacha. O principal objetivo desta operação, além do arejamento do solo, é o combate às infestantes. No entanto, atualmente recorre-se com frequência a outras medidas, como a utilização de herbicidas de pós-emergência da cultura e pré-emergência das infestantes, sobretudo que atuem sobre a Orobanche crenata, a mais frequente e prejudicial infestante da cultura da fava.
"Pelo Natal, se houver luar, senta-te ao lado; se houver escuro, semeia outeiros e tudo"
A primeira parte significa que predomina a lua cheia e, como tal, é uma fase boa para a colheita, mas desaconselhada para sementeiras e plantios. No caso do "escuro", que corresponde à lua cheia, o provérbio diz para semear outeiros e tudo porque, nesta fase da lua é recomendada a sementeira ou plantio de culturas com vista ao aproveitamento da parte aérea - couve, alface, salsa, entre outras -, pois a seiva concentra-se em maior quantidade no caule e flui em direção aos ramos; sendo também por isso que os antigos diziam que as plantas adquirem muita rama.
"Quando o meninos nasceu, tudo cresceu"
Após o Natal (nascimento do menino), os dias começam a aumentar lentamente o seu período diurno, tal como em algumas regiões do país as searas, pastagens e outras culturas instaladas no outono, em condições normais, continua também o seu desenvolvimento e crescimento vegetativo.
"Tão bela como o laranjal, seja a tua alma pelo Natal"
Pelo Natal, é frequente, em algumas regiões do país, as laranjeiras se encontrarem no auge, carregadas de fruta, assim como se espera que as almas dos cristão, pelo Natal, estejam também repletas de esperança e alegria.