FacebookRSS feed

Agrotec

Viabilidade produtiva de Actindia Deliciosa em estratégia livre de resíduos na Região Norte

Texto de: José Almeida, Sandra Rodrigues,Sandra Ferreira, Luís Vaz e Cristina M. Oliveira.

A preocupação crescente dos consumidores relativamente aos impactos no ambiente e na saúde humana resultante do uso de fitofármacos originou o desenvolvimento de modos de produção alternativos à agricultura em modo de produção integrada. Consequentemente, encontram-se em desenvolvimento diferentes modos de produção e certificações com o objetivo de ir ao encontro das imposições dos consumidores.

«Para além dos custos, é essencial conhecer os benefícios económicos de cada modalidade que variam consoante os custos de aplicação, produtividade, calibre e se se trata de um produto diferenciado»

Este estudo avaliou a viabilidade produtiva de Actinidia deliciosa em estratégias livre de resíduos em Portugal. Para tal, realizou-se na campanha 2020/2021 em Santa Maria da Feira, Aveiro, um ensaio experimental com quatro modalidades: (i) uma em modo de produção integrada (PRODI), (ii) duas em estratégia livre de resíduos, com implementação de dois protocolos, nomeadamente da Nutrifield (RES 0 A) e da Jovagro (RES 0 B), e (iii) uma testemunha (S/ TRAT).

A intensidade de ataque por inimigos da cultura foi superior na testemunha, já as restantes modalidades exibiram intensidades equivalentes. A fenologia não foi afetada pelas modalidades implementadas e conseguiu-se alcançar produtos livres de resíduos. A nível de rendimento, a modalidade RES 0 A mostrou-se a mais lucrativa (35 000 €/ha), sendo a testemunha a menos lucrativa (26 800€/ha).

Devido à preocupação crescente por parte do consumidor no que diz respeito aos impactos ambientais e na saúde humana da utilização de pesticidas na agricultura, diversificados modos de produção agrícolas e certificações, alternativos à agricultura em modo de produção integrada, estão em expansão e desenvolvimento, como é o caso da agricultura biológica e de estratégias livres de resíduo. Tendo em consideração a problemática da agricultura em produção integrada assim como os inconvenientes da agricultura biológica, o desenvolvimento de estratégias livres de resíduo é um caminho alternativo com um futuro privilegiado.

Este estudo procura avaliar a viabilidade produtiva de Actinidia deliciosa cv. 'Hayward' em estratégia livre de resíduo em território nacional. Este modo de produção visa ir além do compromisso de minimizar os resíduos de pesticidas. Combinando tecnologias e compreendendo a fisiologia vegetal, procura-se aumentar a resistência das plantas a pragas e doenças e permitir assim, a criação de um produto diferenciado no mercado. Os objetivos específicos deste trabalho baseiam-se na comparação entre a estratégia produtiva livre de resíduos e o modo de produção integrada.

Continue a ler este artigo na Revista Agrotec 42.