FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto FIELDS lança conteúdos educativos gratuitos em bioeconomia, sustentabilidade, digitalização e empreendedorismo direcionados aos setores agrícola, alimentar e florestal

O FIELDS, projeto ERASMUS+ financiado pela EU, identificou algumas necessidades em competências laborais dos trabalhadores dos setores agrícola, alimentar e florestal e indo ao encontro dessas lacunas, desenvolveu conteúdos educativos que estão disponíveis gratuitamente online.

O projeto FIELDS vem dar resposta a uma ação estratégica da União Europeia para promover a formação e atualizar as competência e habilitações dos profissionais nos setores Agrícola, Florestal e da Indústria Alimentar. Estes são setores altamente dependentes das alterações climáticas e que sofrem forte pressão para tornar os seus produtos e processos mais sustentáveis, para aumentarem a circularidade de matérias e subprodutos e disponibilizarem informação dentro de complexas cadeias de distribuição. Esta conjuntura apresenta desafios, mas também novas oportunidades de crescimento e evolução. Neste sentido, as áreas identificadas como as mais relevantes para serem trabalhadas e desenvolvidas no projeto FIELDS foram a bioeconomia, a sustentabilidade, a digitalização, competências interpessoais (soft skills) e negócio/empreendedorismo.

Como ponto de partida, realizou-se um levantamento de necessidades em novas competências necessárias no mercado de trabalho e que não estivessem a ser totalmente supridas por entidades formativas e de ensino, nos diversos países considerados no projeto. Neste âmbito, foi criada uma base de dados de oferta formativa, onde estão identificados mais de 250 cursos, desde o ensino secundário até ao ensino superior, bem como cursos ou formações de curta duração, relacionados com os setores da agricultura, florestas, produção animal, indústria alimentar e medicina veterinária, em vários países da União Europeia.

Posteriormente, as necessidades em competências relevantes para os profissionais de cada setor foram exploradas realizando grupos focais com especialistas das diversas áreas em dez países (Alemanha, Áustria, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Itália, Irlanda, Países Baixos e Portugal) e utilizando um abrangente questionário lançado a nível Europeu.

Após este exaustivo levantamento preliminar, um grupo de trabalho multidisciplinar desenhou e desenvolveu materiais educativos, adaptados ao Quadro Europeu de Qualificações (EQF) 4 e 5 nas áreas acimas referidas. Todos os materiais desenvolvidos estão disponíveis gratuitamente na plataforma e-learning FIELDS, após registo, e são direcionados a agricultores, trabalhadores dos setores da produção animal e indústria alimentar, silvicultores, e outros profissionais  interessados em complementar ou atualizar a formação técnica. Consultores, formadores ou professores poderão também descarregar os materiais disponibilizados e adaptá-los ao seu público-alvo, região de atividade ou setor de produção.

Não perca esta oportunidade! Explore a plataforma online do projeto FIELDS e comece já hoje a atualizar as suas competências, ao seu ritmo e sem custos!

Conheça as novidades e acompanhe o Projeto FIELDS através do seu website, e das redes sociais LinkedIn, Facebook e Twitter.