FacebookRSS feed

Agrotec

O comportamento de compra do azeite não é condicionado apenas pelos preços

O Olive Oil World Congress (OOWC), que terá lugar de 26 a 28 de junho de 2024 em Madrid, conta na sua primeira edição com um bloco de comunicações intitulado 'Comércio e Consumo', no qual prestigiados oradores nacionais e internacionais analisarão um dos temas mais investigados pelos profissionais do setor.

Manuel Parras, professor da Universidade de Jaén (UJA), dará uma 'Análise da estratégia de consumo no desenvolvimento de negócios'. "O setor do olival e do azeite, embora tenha dado passos gigantescos, ainda está muito orientado para a produção e não para o mercado. Os produtores devem centrar-se no consumidor, procurando marcas que sejam éticas e que tragam valor acrescentado em todos os aspetos. Assim como é importante ter em conta o comportamento de compra, que não é apenas condicionado pelos preços, mas também por factores como a saúde e a economia circular", afirma. 

Seguir-se-á um painel de discussão intitulado "Consumo de azeite em todo o mundo", que incluirá David Valmorbida, presidente da Associação Australiana do Azeite (AOO); Joseph Profaci, diretor executivo da Associação Norte-Americana do Azeite (NAOOA); Di Yang, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura; e Antonio Gallego, presidente da Associação Espanhola da Indústria e Comércio Exportadora de Azeite (ASOLIVA).

Segundo Valmorbida, "o OOWC representa uma oportunidade única para partilhar ideias e desafios para o sector do azeite em todo o mundo, tendo em conta a escassez de matéria-prima que resulta em preços recorde".

Para Yang, apesar das fortes flutuações de preços nos últimos anos, "o azeite continua a desempenhar um papel importante na dieta diária das pessoas, especialmente na região mediterrânica. Por conseguinte, é vital reunir o sector e compreender os padrões de consumo deste produto tão especial.

Durante o dia, realizar-se-á também uma mesa redonda intitulada "Perspectivas do sector do azeite nos países do Mediterrâneo Oriental", com a participação de Wafaa El Khoury, chefe do Serviço do Próximo Oriente e Norte de África e da Europa e Ásia Central no Centro de Investimento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO); Ayça Akça, investigadora do Instituto de Investigação das Oliveiras de Tuzmir; Monji Msallem, investigadora do Instituto das Oliveiras de Tunes; e Sara Oulbi, investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrícola de Marrocos.

Para Akça, o OOWC é muito importante "porque podem surgir ideias para combater as alterações climáticas, podemos apoiar-nos mutuamente e os peritos na matéria trocarão ideias entre si. Graças ao congresso, podemos saber o que está a acontecer no mundo.

O congresso contará também com a presença de especialistas do gabarito de Ignacio Ballester, diretor-adjunto do MSC Espanha, para falar sobre "A melhor solução para o azeite. O transporte no mundo".

O bloco será encerrado por Yousra Antit, chefe do Departamento de Química da Azeitona do Conselho Oleícola Internacional (COI), que proferirá uma palestra intitulada "Nutriscore e o plano de ação do COI".

Faça agora o seu registo

A OOWC recorda aos interessados em participar no congresso em qualquer uma das suas diferentes modalidades: geral, de estudantes ou meio congresso, com ou sem jantar de gala, que é necessário efetuar a inscrição através desta ligação.

Sob o lema "Prove, desfrute, é azeite", o COJO conta com a colaboração do AgroBank, MSC, CIA - Agricoltori Italiani, FOOI, John Deere e da Junta de Andaluzia, através da sua marca "Gusto del Sur", como patrocinadores Platinum; Grupo Interóleo, Yara International, GEA, AGQ Labs, Balam Agriculture e Todolivo como patrocinadores Ouro; a empresa Kubota, Hispatec e SGS como patrocinadores Prata; Agrocolor como outros patrocinadores. Agrotec, Voz do Campo, Puglia Live, Grupo Joly e Oleo são os Media Partners do OOWC.

Vale a pena lembrar que, ao patrocinar o congresso, será possível manter contacto direto com os profissionais mais importantes, bem como ter grande visibilidade durante o evento mais importante do setor do azeite. Qualquer pessoa interessada em participar neste projeto pode obter informações junto do Secretariado Técnico da OOWC, ligando para 917217929 ou enviando um e-mail para info@oliveoilwc.com.