FacebookRSS feed

Agrotec

Seminário organizado pela Agrotec abre discussão sobre Resíduo Zero

Na passada quinta-feira, dia 30 de março, a Agrotec, em conjunto com a GreenUPorto, organizaram o seminário "Resíduo Zero nos produtos hortofrutícolas - um selo de futuro?", na feira AGRO em Braga.

Este seminário surge na sequência da edição nr. 46 da Revista Agrotec, cujo dossier temático se debruçou sobre o assunto. Saiba mais sobre este edição aqui.

Coube a Susana Carvalhodocente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, investigadora e vice-diretora do GreenUPorto, dar início ao Seminário com uma apresentação sobre as frutas e legumes com resíduo zero e as estratégias para os produzir. 

Seguiu-lhe Mário Cunha, docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que na impossibilidade de estar presente, em formato vídeo, apresentou e demonstrou a forma como a Agricultura 4.0 pode contribuir para este selo.

Quem fechou o primeiro bloco de apresentações foi Berta Gonçalves, professora na Universidade de Trás-os-Montes, que presenteou os presentes com uma apresentação sobre bioestimulantes, num estudo feito em cerejeiras, onde foi avaliada a aplicação de dois bioestimulantes (à base de glicina- betaína e da alga marinha Ecklonia maxima), em parâmetros de qualidade de cerejas da cultivar ‘Lapins’.

O segundo bloco de apresentações, denominado "Como chegar à certificação resíduo zero?" esteve a cabo de várias empresas, tais como: Zerya, Lusosem, Naturalfa e AGQLabs que demonstraram como podem ser uma mais valia para quem procura os seus serviços e soluções.

O evento terminou com uma Mesa Redonda moderada pela professora Susana Carvalho, que contou com a participação de Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente; André Pereira, técnico na NARC Frutas - Cooperativa de Fruticultores e Horticultores Região de Alcobaça; Sofia Fonseca, técnica na PAM - Produtores e Distribuição Hortícola da Litoral; e Ângela Pereira, CEO da Biobrassica.