FacebookRSS feed

Agrotec

Redução dos cereais de outono/inverno devido ao tempo quente e seco

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatísticas, a 30 de junho, apontam para uma redução na área de milho para grão, de menos cinco por cento face a 2016, em consequência dos preços baixos no produtor com a menor disponibilidade hídrica desta campanha.

O INE indica ainda que também os cereais de outono/inverno foram afetados pelo tempo quente e seco, com redução generalizada na produtividade.

Nas culturas de primavera/verão, as plantações decorreram com normalidade, prevendo-se a manutenção dos rendimentos unitários no arroz e no tomate para a indústria e ainda o aumento na batata de regadio, de mais cinco por cento.

Em relação às frutas, perspetiva-se um bom ano, com a apanha da cereja a confirmar que esta será uma das campanhas mais produtivas das últimas três décadas e no pêssego a produtividade deverá rondar as 10 toneladas por hectares, recuperando assim da má campanha de 2016.

No que diz respeito ao peso limpo de gado abatido e aprovado para consumo em maio de 2017, foi de 40.443 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 1,3 por cento, com ujm aumento do volume de abate de bovinos de mais 5,0 por cento; suínos, mais 0,2 por cento e de ovinos, de mais 6,4 por cento.

Na produção de leite e produtos lácteos verifica-se uma recolha de leite de vaca de 171,0 mil toneladas, o que representa uma manutenção, com uma variação de -0,1 por cento, mais 1,3 por cento em abril.

A produção total de laticínios assinalou uma variação de -0,4 por cento, -0,1 por cento em abril, com um maior volume de leite para consumo, de mais 0,6 por cento e de queijo de vaca, de mais 9,23 por cento, de acordo com o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas.