FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto BreedMartainha é apresentado no XIII Encontro Europeu da Castanha

A Deifil marcou presença no XIII Encontro Europeu da Castanha realizado em Leibnitz, Áustria, entre os dias 14 e 16 de setembro, onde foram apresentados os resultados obtidos no âmbito do projeto BreedMartainha.

Com este projeto a Deifil mantém-se motivada e empenhada na valorização da cultura do castanheiro, garantindo o fornecimento de plantas selecionadas da variedade Martaínha pela sua elevada produtividade e com garantia de qualidade genética e fitossanitária.

Os resultados do projeto de co-promoção “BreedMartainha – Melhoramento e multiplicação de material vegetal da Variedade Martaínha” foram apresentados neste encontro em conjunto com a Cooperativa Agrícola de Penela da Beira (Coopenela) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) na sessão “O castanheiro do futuro”.

Este projeto visa estabelecer um programa de melhoramento genético e conservação da variedade Martaínha, tendo para tal a Deifil realizado a recolha de material vegetal de 167 árvores identificadas como mais produtivas em todos os concelhos da DOP “Castanha dos Soutos da Lapa”, num total de 8299 explantes vegetais introduzidos in vitro. A seleção das árvores mais produtivas, a sua introdução in vitro e a sua posterior micropropagação garante a multiplicação de plantas com elevada produtividade e qualidade do fruto.

Organizado por Arge Zukunft Edelkastanie (Associação Austríaca dos Produtores de Castanha), este encontro realizado anualmente reúne os 6 países membros da rede europeia da castanha, EUROCASTANEA, e profissionais de todo o mundo ligados ao setor.

Durante os 3 dias do evento, foram apresentadas as perspetivas de produção de castanha para 2023 e abordados os desafios enfrentados pela cultura, especialmente preocupantes com as alterações climáticas e com o aparecimento de novas pragas e doenças. Este encontro foi complementado com visitas técnicas na Áustria e Hungria.

Saiba mais em www.deifil.pt.