FacebookRSS feed

Agrotec

Leite: Procura da China mantém preços internacionais altos

leiteDepois do pico de preços alcançado em Abril, a descida das cotações internacionais dos lacticínios apenas durou oito semanas.

De acordo com a última informação avançada pelo Rabobank, durante o terceiro trimestre, os preços mantiveram-se excepcionalmente altos, embora seja imprevisível quanto tempo durará esta tendência e que nível vai atingir.

A grande procura por parte da China, principal importador de lacticínios, favoreceu esta situação. O país aumentou as suas importações em 27 por cento no segundo trimestre frente aos 12 meses anteriores, um cenário que em conjunto com a redução da produção devido a problemas estruturais e temporários, levou a oferta no primeiro trimestre do ano a registar uma descida de seis por cento.

A situação de preços também foi favorecida por uma quebra da produção nas regiões exportadoras, que em sintonia com a melhoria nos consumos internos e uma ausência de stocks, levou as exportações a atingirem nos últimos meses a níveis inferiores aos registados no ano passado.

Os bons preços do leite ao produtor em conjunto com a redução dos custos de produção têm vindo a promover o aumento da produção nas regiões exportadoras no quarto trimestre e no início do próximo ano.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)