FacebookRSS feed

Agrotec

IV Simpósio Nacional de Herbologia e o XIX Congreso de la Sociedad Española de Malherbologia (SEMh) no IPBeja

Um consórcio formado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), Instituto Superior de Agronomia (ISA), Sociedade Portuguesa de Ciências Agrárias (SCAP) e a Sociedad Española de Malherbologia (SEMh), organiza de 17 a 19 de abril no Instituto Politécnico de Beja, o IV Simpósio Nacional de Herbologia e o XIX Congreso de la Sociedad Española de Malherbologia (SEMh).

O tema do Congresso - “Renaturalização da Agricultura” - tem como pano de fundo os objetivos da União Europeia para a agricultura até 2050, com um grande enfoque na agroecologia de modo que, integrados na paisagem, os sistemas agrícolas sejam mais sustentáveis e resilientes. O setor agrícola e alimentar europeu enfrentam atualmente, desafios multifacetados e complexos. A diminuição da biodiversidade, as alterações climáticas e a pressão sobre os rendimentos dos agricultores, são disso exemplo. A transição para uma forma de agricultura que possa enfrentar estes desafios que a torne mais resiliente, requer que os sistemas agrários incluam “mais natureza”, sejam regenerativos e simultaneamente economicamente sustentáveis. Assiste-se por toda a Europa, e a Península Ibérica não é exceção, à introdução em áreas agrícolas convencionais de práticas agrícolas e estratégias de renaturalização, como são os enrelvamentos e as infraestruturas ecológicas, que visam, entre outros aspetos, o aumento da biodiversidade, promovendo assim a “Renaturalização da Agricultura”.  Este processo será gradual, não será aplicado em todas as áreas e vai coexistir com todos os outros modelos de agricultura. Trata-se de um processo de transição que coloca inúmeros desafios à comunidade técnica e científica, nomeadamente, na gestão dos diferentes meios de controlo, na agricultura de precisão, no aumento e recuperação da biodiversidade global, no controlo das invasoras e infestantes, num contexto de alterações climáticas.

No Simpósio/Congresso apresentam-se, em quatro Sessões temáticas, cerca de 70 comunicações técnico-científicas, onde são apresentados estudos sobre os temas acima enunciados, bem como outros, graças ao trabalho desenvolvido por um alargado número de equipas de investigadores e técnicos, sobretudo espanhóis, portugueses e italianos. Este evento científico promove também a participação de jovens investigadores, estudantes em formação avançada e associações de agricultores, permitindo conhecer os problemas atuais e os avanços na sua resolução ou mitigação.

No dia 17 de abril tem lugar a primeira e sessão temática que é dedicada “às Estratégias eco-innovadoras e Serviços Ecosistémicos”, tendo como orador convidado o Professor Catedrático Paolo Barbéri, da Universidade de Pisa; a Segunda sessão é dedicada à Gestão de infestantes em Agricultura de Precisão, sendo orador convidado o Investigador no Conselho Superior de Investigação  Científica de Madrid, José Manuel Peña; no dia 18 tem lugar a Terceira sessão temática, dedicada “ ao control químico e à resistência aos herbicidas”, tendo como orador convidado o Prof. Catedrático António Marques Mexia, da Universiade de Lisboa. A quarta e última sessão tem lugar no dia 19 tem como tema principal a Biología e Agroecología de infestantes. O orador convidado, José Luis Andujar, é Investigador principal no Instituto de Agricultura Sostenible de Códoba, Professor convidado na Universidade de Buenos Aires e membro Honorário da “Weed Science Society of America”

Nas quatro sessões serão apresentados trabalhos de investigação em tópicos de grande relevância e temas emergentes na área da Herbologia (Ciência que estuda a gestão das infestantes), numa grande diversidade de culturas agrícolas (arvenses, vinha, arroz, olival) e em sistemas agroflorestais.

O programa e o formulário para inscrição no Simpósio/Congresso podem ser consultados no site.