FacebookRSS feed

Agrotec

Grandes produtores de leite aumentam produção em 2014

As condições meteorológicas favoráveis a nível mundial permitiram reduzir os custos da alimentação e melhorar as condições das pastagens. Em consequência, prevê-se um aumento da produção de leite a nível global em 2013.

Esta tendência mantém-se em 2024. No hemisfério norte, a produção dos maiores exportadores de lacticínios subiu entre Abril e Agosto, em relação ao mesmo período do ano anterior, com um aumento significativo nos Estados Unidos, segundo a informação do Conselho de Lacticínios do Reino Unido.

Pelo contrário, no hemisfério sul a situação é diferente. Enquanto na Nova Zelândia, as boas condições meteorológicas favoreceram a produção, superando entre Junho e Agosto os níveis registados um ano antes no mesmo período, na Austrália, a influência da seca fez-se notar, pelo que se estima uma produção semelhante à do não passado.

Nos Estados Unidos, as previsões do Departamento de Agricultura (USDA) para 2014 apontam para uma produção de 90 mil milhões de litros, o que supõe mais um milhão em relação ao ano anterior, devido a uma maior disponibilidade de pastagens e redução de preços das rações.

Na União Europeia, a Comissão prevê um aumento das entregas de leite, com base nos mesmos factores. Prevê-se que a produção registe mais 1.500 milhões de litros em 2014, ou seja, mais um por cento.

Na Nova Zelândia também é previsível que a produção aumenta na campanha de 2013/2014, segundo a última informação do Rabobank, que espera um crescimento de seis por cento. As razões desta subida será o aumento do número de animais e a melhoria de preços. O Rabobank prevê ainda que a produção deleite australiana melhore na campanha de 2013/2014.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)