FacebookRSS feed

Agrotec

Cristovão Ferreira é o vencedor do Prémio de Melhor Jovem Agricultor

O vencedor da 8ª edição do Concurso Nacional de Jovens Agricultores, que premeia o melhor projeto de investimento jovem, é Cristóvão Filipe da Silva Ferreira, jovem agricultor de 35 anos e produtor de Maçã Gala IGP Alcobaça.

Cristovão Ferreira CAP

Cristóvão Ferreira tem a sua exploração agrícola no concelho das Caldas da Rainha, onde decidiu investir em 25 hectares de pomar de macieiras. Toda a sua produção é comercializada através de uma organização de produtores, da qual faz parte, o que garante um produto mais competitivo e valorizado. O investimento realizado baseou-se na utilização de modernas técnicas produtivas e na introdução das melhores tecnologias de gestão e controlo da produção.

Este prémio é atribuído com base em quatro pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos projetos de jovens agricultores: o associativismo, a criação de emprego, a tecnologia e as práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras.

O Concurso é uma iniciativa da Confederação dos Agricultores de Portugal, com o apoio institucional do Ministério da Agricultura e, neste ano se realizou em parceria com a Consulai, Ascenza, Bayer e APED.

Como realçou na cerimónia de entrega do Prémio o presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, «é essencial que os jovens tenham uma rede de apoio que os permita concretizarem os seus projetos e contribuirem para a renovação geracional da agricultura. Este prémio permite dar visibilidade a excelentes projetos desenvolvidos por jovens empreendedores».

O Cristóvão Ferreira é assim o Jovem Agricultor do Ano 2020 e irá representar Portugal no Concurso Europeu de Jovens Agricultores em 2021.