FacebookRSS feed

Agrotec

Controlar um terreno agrícola com um simples clique

Jovens engenheiros portugueses criaram uma tecnologia que permite controlar plantações agrícolas à distância e vão lançá-la no mercado no próximo ano. Dois dos fundadores chegam hoje ao Chile, a convite do Governo local, para desenvolver a aplicação

Monitorizar meticulosamente o que se passa nas plantações agrícolas e actuar em conformidade com os dados recolhidos para optimizar a produção. Tudo sem sair do sofá – ou do escritório, do ginásio, do café. A promessa parece saída de um vídeojogo com imaginação q.b., mas não podia ser mais real: a Wisenetworks acaba de chegar ao Chile para testar a tecnologia que está a desenvolver há cerca de um ano e meio e terá o produto pronto a entrar no mercado durante o primeiro semestre de 2014.

A startup portuense, criada por seis jovens engenheiros electrotécnicos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), promete uma resposta “completamente inovadora” para os produtores agrícolas. Não é só a possibilidade de monitorizar o que se passa na sua plantação (níveis de humidade e de radiação a que está sujeita, temperatura, intensidade do vento, entre outros parâmetros), mas também a de ter respostas cientificamente desenhadas para a situação e até de actuar (regando mais ou menos, usando mais ou menos fertilizante) à distância para ter uma produção mais eficaz.

Para ler no Público.