FacebookRSS feed

Agrotec

Congresso internacional "Smart and Circular Agriculture towards Sustainability" dias 21 e 22 de julho

O congresso internacional "Smart and Circular Agriculture towards Sustainability 2022" (SCAS), organizado pela GreenUPorto, pelas professoras Ruth Pereira e Susana Carvalho, decorre no HF Ipanema Porto Hotel, nos próximos dias 21 e 22 de julho, com o objetivo de debater os desafios presentes e futuros enfrentados pela agricultura. A Revista Agrotec é parceira deste evento. 

A abordagem mais promissora para tornar os sistemas de produção de alimentos mais eficientes, mitigando a pegada agrícola e aumentando a produtividade e a renda dos agricultores, é a digitalização. Isso é entendido como a integração de inteligência artificial, big data, robótica, sistemas de aviação não tripulada, sensores, soluções de informação e comunicação, todos conectados e gerenciados pela Internet das Coisas (IOT).

A pesquisa científica também abrange vários outros desafios, como: melhorar a qualidade nutritiva dos alimentos, recuperar os solos e sua biodiversidade, proteger a biodiversidade das culturas e aumentar a resiliência das culturas às mudanças climáticas, bem como a novas pragas e doenças.

Paralelamente a essas questões, a educação precisa de preparar uma nova geração de agricultores aptos a adotar tecnologias que, por sua vez, podem tornar a agricultura mais atrativa para os mais jovens, conciliando-os com os empregos ligados à agricultura e ao meio rural.

Em suma, somente por meio de interações positivas entre tecnologia, ciência e educação, moldadas em políticas eficazes e inovadoras, os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU poderão ser alcançados. Esta conferência pretende abordar temas relacionados com este triângulo virtual, convidando todos os intervenientes do setor académico, da indústria e da agricultura, a apresentarem as suas principais realizações e pontos de vista, contribuindo para o debate.

O congresso estará dividido em 4 sessões:

Sessão 1 - Pesquisa, Inovação e Formação em Agricultura 4.0

Sessão 2 - Agricultura Circular e Sistemas Alimentares

Sessão 3 - Agricultura Vertical e agricultura urbana: onde nos posicionamos?

Sessão 4 - Controlo de pragas e doenças para uma agricultura mais sustentável: as metas desafiantes para 2030

As inscrições para o SCAS2022 estão abertas até dia 15 de julho. Caso se inscreva antecipadamente pode usufruir de uma taxa de desconto.

Saiba mais e registe-se aqui.