FacebookRSS feed

Agrotec

Centro de Interpretação de Alqueva reabre ao público

O CIAL – Centro de Interpretação de Alqueva, reabriu ao público com um espaço renovado, após um período em que esteve encerrado para obras.

Localizado junto à barragem de Alqueva, o CIAL tem como base um conceito interpretativo do projeto de Alqueva que vai desde o território, passando pela fase de construção das infraestruturas e ações complementares, como é o caso do ambiente e património, até às valências do empreendimento.

Tendo por base o azul e o branco, o CIAL dispõe de três áreas distintas: um espaço de exposição e multimédia, um auditório com capacidade para 50 lugares e uma zona de estar onde se podem consultar as várias publicações da EDIA.

A complementar os espaços referidos, existe uma área de interpretação da primeira ação de compensação de impactes ambientais promovida pela EDIA em 1995, nomeadamente a construção de uma galeria para morcegos, recriada em rocha natural, bem como uma zona de receção e informação.

O CIAL tem como objetivo dar a conhecer toda a informação relevante do projeto de Alqueva aos milhares de visitantes que acorrem anualmente à zona da barragem, dispondo ainda de um programa de visitas organizadas, mediante marcação prévia. O programa é composto por uma apresentação multimédia sobre o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, seguida da passagem de um filme e uma breve sessão de perguntas/respostas.

O CIAL está aberto todos os dias, incluindo fins-de-semana e feriados, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, no período de verão. No Inverno encerra às 17 horas.