Oito equipas disputam competição de inovação alimentar no Porto
No próximo dia 9 de julho, quarta-feira, decorre no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a competição final da 9ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal. Oito equipas de estudantes e investigadores universitários de todo o País vão apresentar as suas formulações para os alimentos do futuro: produtos ecoinovadores que respondam às tendências emergentes do mercado e às diversas dimensões da sustentabilidade. Sem esquecer, claro, aquilo que é essencial no que aos alimentos diz respeito: o sabor, a textura, as propriedades organoléticas e a experiência de consumo.

Perante um exigente júri, que inclui nomes da academia, da indústria agroalimentar, do ecossistema tecnológico e de diversas áreas conexas (como a gastronomia, o marketing e a comunicação), mais de três dezenas de jovens vão defender os seus projetos empreendedores e irão ser postos à prova ao longo de um dia intenso de trabalho: além das análises sensoriais e as provas de produtos, vão ter de defender a viabilidade económica do seu produto, assim como a proposta de valor agregada do mesmo, incluindo embalagem, design e plano de marketing.
No final, só uma equipa se sagrará vencedora, mas todos os participantes sairão a ganhar. É que além dos prémios monetários em jogo, as equipas finalistas terão acesso a um programa desenvolvido pelo EIT Food, a principal entidade europeia de inovação no setor alimentar, impulsionada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), que une e dinamiza um ecossistema alargado de empresas, startups, centros de investigação e universidades a nível internacional.
A equipa vencedora, além do prémio monetário, ganhará a oportunidade de participar na competição ECOTROPHELIA Europe, que coloca frente a frente os projetos vencedores das competições nacionais, de mais de uma dezena de países europeus. O concurso internacional decorrerá na grande feira ANUGA, em outubro, na cidade alemã de Colónia, onde os participantes terão a possibilidade de aceder, em primeira mão, ao “estado de arte” da indústria agroalimentar mundial. Para o efeito, a equipa vencedora receberá dois apoios tendentes a melhorar o produto para a competição europeia:
- Distinção Strategy Up, que será atribuída pela consultora especializada MarketAccess e que prevê apoio no robustecimento do plano de negócios;
- Distinção Design Up, atribuída pelo estudo criativo Tasting Design e que garante consultoria com o propósito de incrementar a proposta de design do projeto.
Mas outras equipas poderão ser premiadas, uma vez que há outros galardões em competição:
- Distinção Rise Up, atribuída pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, que avaliará o potencial empreendedor de cada equipa. A equipa premiada terá a oportunidade de participar na Escola de Startups, beneficiando de mentoria, formação, acesso à comunidade e aos eventos da UPTEC.
- Distinção Business Up, atribuída pelo PORTIC – Porto Innovation Center, que destaca o espírito empreendedor das equipas participantes. O projeto vencedor terá a oportunidade de beneficiar de mentoria pela Startup Porto, bem como uma visita às instalações PORTIC.
- Distinção Nutri Up, pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN), que visa premiar o produto com melhor perfil nutricional. A equipa vencedora terá acesso gratuito à edição de 2026 do Congresso de Nutrição e Alimentação promovido pela APN.
Organizado desde 2017 pela PortugalFoods, o Prémio ECOTROPHELIA Portugal tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da Câmara Municipal do Porto, UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, PORTIC – Porto Innovation Center, Associação Portuguesa de Nutrição, Market Access e Tasting Design. Tem o patrocínio de diversas entidades: Crédito Agrícola, Água Monchique, Vieira, Food Lab (Continente), Casa Mendes Gonçalves, Novarroz, Grupo Primor, Grupo Super Bock, All the Way Travel e CBS – Creative Building Solutions.
No total, à 9ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2025, foram submetidas 20 candidaturas, que incluíram a participação de 77 alunos de 10 instituições de ensino do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Destas, foram selecionadas as 8 equipas finalistas que estarão em competição no próximo dia 9 de julho, quarta-feira. As categorias dos produtos incluem: recheio/creme para barrar; bebida; snacks; acompanhamento; manteiga ou creme vegetal; molho e chocolate ou rebuçado.
Em paralelo, pelas 14h30, a PortugalFoods apresentará os resultados do projeto "Roteiro para a Descarbonização do Setor Agroalimentar" que visa apoiar as empresas desta fileira na transição para uma economia mais sustentável e circular, reduzindo as emissões de carbono e promovendo práticas mais eficientes e amigas do ambiente. Liderado por um consórcio que inclui a PortugalFoods, o InovCluster e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, o Roteiro apresentará um conjunto de medidas transversais ao setor, bem como um conjunto de medidas específicas para as fileiras com maior impacto a nível de consumos energéticos e emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE).