FacebookRSS feed

Agrotec

Vinho do Porto obtém distinção internacional

Como uma marca mundialmente reconhecida, o Vinho do Porto transporta consigo o nome de Portugal além-fronteiras.

A terceira mais antiga região demarcada de vinho do Mundo não deixa os seus créditos por mãos alheias. Registada como tal desde 1756 durante a influência do notório Marquês de Pombal, a sua história remonta a algumas décadas antes deste feito. 

Já em 1703 o “Porto” era notório em Inglaterra, após terem tido local os primeiros contactos para exportação em 1678, nomeadamente como alternativa aos inacessíveis vinhos Franceses devido ao conflito que decorria entre os dois países. Desde então, não mais o Vinho do Porto deixou a sua influência por terras Britânicas, tornando-se uma das marcas mais reconhecidas oriundas de Portugal.

A sua produção remonta assim ao Século XVII, onde a matéria-prima era oriunda das vinhas do Douro, processada e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia. Daí, seguia do Porto para Inglaterra, motivo pelo qual ganhou a sua denominação de “Vinho do Porto.”

Revisite a História

É ainda neste mesmo ponto do norte de Portugal que o Vinho do Porto continua a ser uma marca que projeta o nome da cidade que o alberga para todo um mundo lá fora.

Merecedora de uma visita prolongada, a cidade do Porto tem especial encanto de ambas as margens do Douro. É também aqui que o visitante pode levar a cabo a visita a algumas das caves mais notórias associadas a este produto.

A experiência é convidativa para todas as idades como uma viagem pela história da produção do vinho desde os seus primórdios até aos dias de hoje, sem esquecer a importância da cidade e a influência Britânica na produção, exportação e fama mundial desta bebida.

Para aqueles que tenham, e bem, decidido pernoitar na cidade, a experiência de visitar as caves do Vinho do Porto é culminada com a prova de algumas das suas mais interessantes variedades.

Reconhecimento Recorrente

Conforme mencionado, o Vinho do Porto é não apenas um nome mundialmente conhecido, mas também um produto de elevada qualidade, fortemente associado a uma tradição histórica que persiste ao longo dos séculos.

Recentemente, o jornal “The Independent” do Reino Unido classificou-o como “um dos dez vinhos sensacionais de Portugal”. O Vinho do Porto figura assim numa exclusiva lista juntamente com alguns dos mais premiados vinhos nacionais, entre nomes sobejamente conhecidos.

Este reconhecimento é tão-mais importante pelo facto de ser um produto abundantemente encontrado em praticamente qualquer país do mundo. Pelas suas caraterísticas únicas, o Vinho do Porto pode ser apreciado como a bebida licorosa que é, ou usada na mais alta gastronomia.

Visitado no seu local de nascença entre as margens do Rio Douro, até às suas Caves na cidade, esta é uma oportunidade única de conhecer em maior detalhe algo verdadeiramente especial, aprendendo em maior detalhe acerca da sua rica história, processo de produção e influência.

O Vinho do Porto está intimamente ligado à história do nosso país há mais de três Séculos e é, ainda hoje, um nome que coloca a própria cidade do Norte de Portugal nas bocas do mundo. Conhecê-lo em maior detalhe é uma experiência verdadeiramente enriquecedora e fascinante.