FacebookRSS feed

Agrotec

Universidade do Porto recebe evento sobre colheita e pós-colheita do mirtilo

colheita automática de mirtilo

A Faculdade de Ciências-Universidade do Porto, a Contamais Consultoria e a Agriminho estão a organizar o um evento interprofissional de colheita e pós-colheita de mirtilo.

Segundo a organização, o workshop, a decorrer em Vairão, no Campus Agrário da Universidade do Porto, contará com a presença de investigadores, produtores e especialistas na área de produção, colheita e pós-colheita de mirtilo (nacionais e estrangeiros), incluindo-se mecanismos de colheita mecânica e manual assistida. Será também abordada a problemática da calibração da fruta.

A colheita e o pós-colheita são fases de maior complexidade para produtores e responsáveis da cadeia logística, verificando-se que a maior perda de valor da produção nacional de mirtilo tem sido nesta fase.

A realização deste evento pretende contribuir para o aumento do conhecimento dos processos fisiológicos que ocorrem na fase de pós-colheita do mirtilo, a intricada relação entre a fase de colheita e a vida útil da fruta, as metodologias existentes para a manutenção da qualidade e as quebras pós-colheita, algumas opções de comercialização de mirtilo, nomeadamente o processamento industrial, finalizando com um balanço do panorama comercial do mercado do mirtilo e perspetivas de futuro.

O evento terá o custo de inscrição de 10€. Não incluindo almoço.

Informações:

Telf: 258 488 341 Tlm: 934407657
e-mail: silviaazevedo.agriminho@gmail.com

PROGRAMA (resumido): dia 5 de fevereiro – Das 9 horas às 18 horas

Painel 1 | Pré-colheita, colheita e pós-colheita

Painel 2 | Processamento de mirtilo

Painel 3 | Conservação pós-colheita

Painel 4 | Colheita mecanizada

Painel 5 | Calibração e embalamento

Painel 6 | Comercialização