FacebookRSS feed

Agrotec

UE pede impulso nos investimentos agrícolas em África

As empresas europeias devem investir mais no sector agrícola da África, a fim de conseguir acompanhar o crescente interesse de países como China e Brasil, disse a principal autoridade agrícola da Comissão Europeia.

Lar de um quarto das terras férteis do mundo, mas responsável por somente 10 por cento da produção agrícola mundial, o potencial de crescimento no sector agrícola da África é claro, disse o comissário da Agricultura da União Europeia, Dacian Ciolos.

Mas problemas com transporte e infra-estrutura de armazenamento estão entre os factores que atrasam o crescimento do sector, o que não só ameaça a segurança alimentar do continente, mas também se apresenta como uma oportunidade para investimentos privados da Europa e outras regiões.

«Isso mostra como é importante que a União Europeia esteja presente no debate sobre segurança alimentar, e não virar as costas a África, num momento em que outras partes do mundo estão cada vez mais interessadas», disse Ciolos durante um workshop em Bruxelas sobre os investimentos agrícolas na África.

Maiores investimentos no sector agrícola africano também ajudariam a preencher a lacuna criada por um declínio do apoio público europeu para o sector, o qual caiu quase que pela metade desde 1980, disse Ciolos. «A agricultura tem ficado em segundo plano perante outras prioridades políticas e económicas, apesar do desafio da fome mundial», acrescentou.

Uma crescente procura global de alimentos nos últimos anos tem gerado um aumento nos investimentos em grande escala na África subsaariana por empresas estrangeiras. Segundo Ciolos, governos e empresas têm uma responsabilidade compartilhada para garantir que qualquer investimento respeite os direitos das comunidades locais em relação ao acesso da terra, e pediu que haja um foco no investimento de pequenos produtores, os quais representam 70 por cento da oferta total.

Fonte: Exame.com (via Confagri)