FacebookRSS feed

Agrotec

“Smart Farming: Novos Tempos, Novas Realidades” é o tema das 13as Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora

A 13ª edição das Jornadas está de volta ao Évora Hotel nos dias 11 e 12 de março para mais um congresso que é já uma referência no sector da pecuária na Península Ibérica. Com um público ávido de retomar este evento, que reúne as vertentes científica, comercial e cultural, o tema em debate visa repensar a pecuária numa era de mudança em que a competitividade se consegue, cada vez mais, recorrendo à tecnologia de ponta, uma das garantias de progresso no sector agrícola.

Segundo Nuno Prates, Presidente da Comissão Organizadora, o debate vai desde a saúde animal até às mais recentes inovações tecnológicas no sector da produção de carne e na criação de equinos, visando dotar os congressistas de novas ferramentas e conhecimento que lhes permitam aumentar a produtividade nas suas explorações utilizando de forma mais eficiente os recursos naturais.

O congresso abre com um dia dedicado aos ruminantes onde a sustentabilidade das explorações será abordada a partir do tópico “Uma só saúde”. As tecnologias emergentes ligadas à Smart Farming terão, naturalmente, destaque, assim como, o conceito de economia circular na fileira da carne envolvendo o aproveitamento e a valorização de co-produtos, um caminho natural para uma nutrição mais precisa e eficiente.

À semelhança de anos anteriores, haverá uma sala dedicada aos equinos onde será debatido o tópico “Inovar na Saúde Equina” através da apresentação de comunicações científicas nas áreas da medicina regenerativa e das terapias de reabilitação.

Já no segundo dia o destaque vai para os pequenos ruminantes onde serão discutidos temas como a exportação, a evolução dos mercados e a comercialização de produtos diferenciados, num sector que se encontra em franca expansão.  

Haverá, ainda, um concurso de pósteres e uma sala dedicada a comunicações livres onde os congressistas poderão ficar a conhecer alguns dos avanços científicos relacionados com o sector da produção de carne.

Relativamente às Masterclasses e aos Workshops previstos, os destaques vão para:

- “Pecuária Nespresso: o novo paradigma na carne bovina”, apresentada no dia 12 de março por Roberto Barcellos, CEO da BBQ Secrets Beef, orador de renome internacional e consultor em desenvolvimento de marcas de carne, que traçará o perfil do novo consumidor de carne partilhando com os produtores a forma como devem adaptar a sua forma de produzir às novas tendências de consumo;

- “Lãs 100% Merino”, workshop onde os participantes são convidados a aprender a classificar os diferentes tipos de lã. A organização é da responsabilidade da ANCORME que se dedica, desde 1990, ao registo e melhoramento genético das raças merinas autóctones, e terá lugar no dia 11 de março às 15h00 no Armazém das Lãs, no Ex-IROMA.

O evento, considerado o maior congresso de animais de produção realizado em Portugal, conta este ano com a exposição de fotografia “Ruralidades” pela lente do veterinário-fotógrafo, Jorge Bacelar, que nos traz um olhar intimista e familiar sobre a genuidade das gentes do mundo rural e a afetividade que nutrem pelos animais que tratam.

Com mais de 800 congressistas na última edição em 2020, a Comissão Organizadora espera superar este marco ao manter a excelência científica do programa e a qualidade técnica dos oradores convidados.  

As 13as Jornadas contemplam, ainda, uma forte componente social, onde é possível reforçar a networking, e uma mostra e degustação de produtos regionais, testemunhos da qualidade do processo de produção que se faz atualmente no Alentejo.

Consulte o programa completo e formulário de inscrição aqui.