FacebookRSS feed

Agrotec

Robot esférico para inspecionar Explorações Agrícolas

rosphereInvestigadores da Universidade Politécnica de Madrid construíram um protótipo de um robot capaz de andar no meio das explorações agrícolas, com o objetivo de que este seja menor e mais barato do que um trator robotizado. A solução encontrada foi um robot esférico, batizado de Rosphere.

O robot usa um mecanismo interno que o faz andar, girando sobre si próprio, superando a maioria dos obstáculos encontrados em terrenos acidentados: sem rodas, sem lagartas e sem pernas.

Mas como uma bola pode ser capaz de mover-se, aparentemente sem qualquer força externa? A resposta para o movimento deste robot está num princípio relativamente simples, envolvendo um conceito fundamental de física: o centro de massa.

Um sistema mecatrónico interno induz o movimento do robot esférico alterando o seu centro de massa de forma controlada, o que o faz rolar na direção desejada.

O protótipo possui um pêndulo que lhe dá capacidade para dois movimentos independentes, o que lhe permite fazer curvas suaves, como se fosse um automóvel.

rosphere-2Interior do Protótipo

Agricultura de Precisão de baixo custo

Os testes iniciais focaram-se na avaliação da funcionalidade do movimento do Rosphere em explorações agrícolas – a sua missão era medir as leiras da plantação e coletar dados de temperatura e humidade.

Segundo os investigadores, o robot rolante poderá ser equipado com virtualmente qualquer tipo de sensor, ajudando nas técnicas de agricultura de precisão, que variam a adubação e a irrigação em cada ponto da terra cultivada.

Embora já existam equipamentos capazes de fazer isto, o robot esférico deverá ser centenas de vezes mais barato, podendo ser acessível a pequenos produtores. O projeto está já ser desenvolvido desde 2012. Esperemos para ver, num futuro próximo, a real aplicabilidade e eficiência deste robot.