FacebookRSS feed

Agrotec

Plantações de chá dos Açores produzem 50 toneladas anuais e são as únicas da Europa

As duas únicas plantações de chá com fins industriais da Europa ficam na ilha de S. Miguel, nos Açores e, com uma produção anual de cerca de 50 toneladas, para além de serem também um produto turístico da ilha.

Chegou a haver seis fábricas de chá na costa norte da ilha de S. Miguel e entre os anos de 1980 e o início deste século só uma, a Gorreana, na freguesia da Maia, Ribeira Grande, continuou a funcionar.

Esta fábrica produz chá preto e verde e, com os seus 32 hectares de plantação e as 38 toneladas que produz em média por ano, segundo disse à Lusa o responsável pela Gorreana, Hermano Mota, continua a ser a maior.

A outra fábrica em funcionamento é a Chá Porto Formoso, também no concelho da Ribeira Grande, que voltou a abrir em 2001. A produção é pequena, com cinco hectares de plantação e produz entre 12 e 14 toneladas de três variedades de chá preto por ano, vendendo cerca de 60 por cento da produção na própria loja do espaço da fábrica. O restante é vendido nos Açores e uma pequena parte nas chamadas lojas “gourmet” do resto do país.

«Hoje em dia, o chá é um produto turístico. Nós só estamos no mercado porque é um produto turístico», disse à Lusa José António Pacheco, proprietário da fábrica, que recebe cerca de vinte mil visitantes por ano.

Os turistas visitam a fábrica e a plantação, podem passar por um espaço museológico, provar o chá e assim também «conhecer um pouco da história dos Açores», sublinhou.

No caso da Gorreana, que também se pode visitar, em 2012, cerca de 47 por cento da produção destinou-se ao mercado açoriano, «trinta e qualquer coisa por cento» foi para o continente e o restante foi vendido para o estrangeiro, com a França a superar as vendas para a Alemanha recentemente, por causa do chá verde e por a fábrica ter conseguido entrar numa «boa casa de distribuição francesa», segundo Hermano Mota.

De acordo com este responsável, as vendas para o continente têm «muitas oscilações», enquanto nos Açores o consumo de chá «faz parte do dia-a-dia».

Leia o resto aqui: http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia46440.aspx