FacebookRSS feed

Agrotec

Meat Attraction 2023 bate recorde de participantes e consolida o seu papel na indústria das carnes

O Meat Attraction 2023, organizado pela IFEMA MADRID e ANICE, celebrou a sua 5ª edição de 6 a 8 de março, quebrou o recorde de profissionais participantes para um total de 14.213 de 66 países. A Feira confirma-se como um instrumento fundamental para a internacionalização do setor, um ponto de encontro de todos os profissionais e um quadro de inovação na indústria da carne.

Tudo isto graças ao empenho do setor em marcar presença na única feira vertical desta importante indústria do sul da Europa, e que se tem destacado sobretudo pela qualidade dos visitantes. Com mais de 300 expositores, marcas e empresas representadas, este encontro monográfico da indústria da carne, em toda a sua cadeia de valor, consolida-se como a maior plataforma de negócios.

Nesta ocasião, a área de Produtos registou o segmento com maior representatividade com 53% da oferta, embora também nesta edição seja de registar o notável aumento da área de Indústria Auxiliar, que representou 47% da feira.

A abrangência internacional do Meat Attraction tem sido um dos parâmetros mais marcantes desta chamada que tem atraído grandes importadores e traders internacionais do setor de carnes. Do total de visitantes, mais de 12% é registrado pelo segmento internacional. Especificamente, da Europa foram os mais numerosos, especialmente os de Portugal, Itália, Polónia, Alemanha, Reino Unido e Grécia. A participação de profissionais da Ásia tem crescido notavelmente, principalmente da China, Japão, Coréia, Singapura e Filipinas. A presença de visitantes latino-americanos também tem sido importante, com destaque para os que chegam do México, Chile, Peru, Argentina, Venezuela, Colômbia e Equador.

Neste sentido, é de realçar a aposta da Meat Attraction na captação de grandes importadores de produtos cárneos, para o que tem feito um investimento significativo no seu programa de convidados, que já contou com a presença de 100 compradores profissionais internacionais.

Da mesma forma, a Meat Attraction, com a colaboração dos escritórios comerciais da ICEX em todo o mundo, recebeu cerca de 700 reuniões em reuniões B2Meat. Ao todo, participaram 45 empresas compradoras de 17 países, cujos encontros com 48 exportadores foram monográficos B2B por categoria de produto.

Pelo segundo ano, a Meat Attraction, com a colaboração da Educarne, voltou a incorporar o The Butcher's Shop, colhendo muito bons resultados. A área de exposição de soluções e novidades ao serviço de talhos e charcutarias especializadas contou com a participação do conceituado talhante francês Mickaël Chabanon, bem como do mestre talhante maiorquino Xesc Reina. Por sua vez, Verónica Escobar, de Carnes Viver (Valência), conquistou o título de "Melhor Jovem Açougueiro 2023". E Francisco Javier Caballero, com o seu hambúrguer "La Más Murciana", da Carnicería-charcutería Súper Cresta (Los Garres, Murcia), foi o vencedor do Concurso para o Melhor Hambúrguer Artesanal 2023.

Paralelamente à exposição comercial, o Meat Attraction também foi palco de uma extensa programação de palestras e atividades técnicas, que ofereceu aos profissionais um espaço de debate e troca de conhecimento. Entre alguns dos destaques, #DistriMeat, em que se analisou a distribuição de carne e derivados na Espanha na sociedade atual, bem como as Conferências MeaTIC, focadas em robótica, sustentabilidade ou economia de custos na indústria da carne, e o IV Encontro das Mulheres no Setor de Carnes.

Igualmente, a Factoría Chef foi o espaço para várias demonstrações e showcooking com diferentes produtos como borrego, cabrito, morcela, chouriço, presunto e chouriço ibérico, frango, peru e codorniz, entre outros.

Por mais um ano, o Meat Attraction conta com o apoio da plataforma Meat and Health no seu trabalho de informar sobre as propriedades, valores e qualidades nutricionais das carnes e derivados.

O secretário-geral da ANICE, Miguel Huerta, afirmou que "temos motivos para estar contentes e orgulhosos porque, apesar das dificuldades que o setor atravessa, tem mostrado as suas grandes qualidades, valorizando a nossa imagem, a dos seus trabalhadores e da nossas carnes, pela capacidade que a Meat Attraction tem de ampliar a visibilidade de nossas empresas e de seus produtos, atingindo um importante e variado público".

Por outro lado, e em relação ao compromisso da IFEMA MADRID com a sustentabilidade, a Meat Attraction facilitou a recolha de produtos dos expositores para o Banco Alimentar de Madrid, que conseguiu arrecadar mais de 350 quilos para fins caritativos.

A próxima edição da Meat Attraction realiza-se em março de 2025, assumindo assim uma periodicidade bienal e aprofundando o seu apoio determinado às necessidades estratégicas dos setores de produção e comercialização de carnes e produtos cárneos e indústria auxiliar.