FacebookRSS feed

Agrotec

Magos IS apresenta DeepDrop®, o dispositivo que converte a rega de superfície em rega enterrada

A Magos IS é a representante no mercado nacional do DeepDrop®, um sistema de rega gota-a-gota amigo do ambiente, com um dispositivo patenteado que fornece água diretamente à raiz da planta de uma forma totalmente automatizada, transformando qualquer sistema de rega de superfície num sistema de rega enterrada.

O DeepDrop® é fácil de instalar e com baixo custo, sem necessidade de intervenção de máquinas, adapta-se a qualquer instalação de rega gota-a-gota convencional à superfície. Economiza 40% a 70% de água e reduz o stress hídrico das culturas.

A rega enterrada direciona o crescimento das raízes para o subsolo, proporcionando um desenvolvimento mais adequado do sistema radicular e raízes mais fortes, levando as plantas a suportar melhor períodos de stress hídrico. Outra vantagem é que a rega subterrânea minimiza o crescimento de infestantes à superfície.

No entanto, ao contrário dos sistemas rega enterrada convencionais, suscetíveis a entupimento dos gotejadores e de difícil visualização para intervenção, o DeepDrop® permite uma fácil inspeção visual do funcionamento da rega.

O DeepDrop® é recomendado para pomares, árvores em geral, horticultura, vinha, arbustos, jardins e viveiros. Não é recomendado para grandes culturas como cevada, trigo, milho ou arroz.

Como funciona o DeepDrop®?

O sistema de rega DeepDrop® é composto por: tubo guia de 16mm/18mm; tubo de drenagem de 10mm; base circular flexível, cápsula DeepDrop® transparente, base cápsula, microtubo para rega, conector do microtubo e conta-gotas (opcional). Dependendo do tipo de cultura, solo e qualidade da água, recomenda-se o uso de gotejadores de 2L/H, 4L/H ou 8L/H.

A instalação do DeepDrop® é simples e rápida. Na zona junto às raízes da cultura, comece por abrir um buraco na terra de 20 a 30 centímetros de profundidade, enterre a base circular flexível do DeepDrop®, deixando de fora o tubo recetor, onde encaixará o tubo de drenagem do DeepDrop®. Por fim, encaixe o microtubo do DeepDrop® no gotejador do seu sistema de rega, que passará a direcionar a água para o subsolo, onde será diretamente absorvida pelo sistema radicular da cultura, minimizando as perdas por evaporação.

O DeepDrop® é uma patente de inventores espanhóis, sediados em Málaga, e é utilizado com sucesso em culturas como o olival, abacateiros, pessegueiros, tomate em estufa e jardins, entre outras. 

Veja aqui o vídeo de instalação do DeepDrop®: