FacebookRSS feed

Agrotec

Koppert mostra na Fruit Logistica como vencer a resistência das pragas

Tempos difíceis exigem soluções ousadas. É por isso que a Koppert irá apresentar as suas mais recentes inovações, concebidas para simplificar e melhorar a proteção das culturas, na próxima edição da feira Fruit Logistica, que decorrerá de 7 a 9 de fevereiro, em Berlim, na Alemanha.

Ao desenvolver novos produtos, a Koppert ouve os produtores e leva em conta aspetos como a comodidade e a economia de mão de obra. Ambas são importantes num contexto em que a mão de obra é cada vez mais cara e mais escassa. A Koppert apresentará na Fruit Logistica (Pavilhão 1.2, stand C30) as suas mais recentes inovações, desenvolvidas para enfrentar de forma eficiente e cómoda os desafios das pragas e doenças.

Vencer resistências

A Proteção Integrada, através do controlo biológico, desempenha um papel crucial na gestão das resistências que muitas pragas adquiriram devido à utilização contínua de pesticidas químicos. O modo de ação dos macrorganismos e microrganismos benéficos, inimigos naturais de pragas e doenças, vencem essas resistências adquiridas.

Ao adotar medidas de controlo não químicas, a Proteção Integrada garante que as pragas não desenvolvem resistência. A gestão das resistências das pragas no âmbito de uma estratégia de Proteção Integrada não só salvaguarda a eficácia das medidas de controlo, como também realça a importância de uma abordagem sustentável e adaptável ao controlo das pragas, que tem em conta a natureza evolutiva das populações das pragas em contexto agrícola e urbano.

Rentabilidade

A Proteção Integrada também é um fator crucial de eficiência económica na agricultura. Esta abordagem garante uma utilização inteligente dos recursos, maximizando economicamente a eficácia da gestão de pragas, uma vez que utiliza uma estratégia proativa e específica para a alocação ótima de recursos, permitindo intervenções precisas e evitando tratamentos desnecessários e dispendiosos para os produtores, graças a uma estratégia preventiva baseada na monitorização de pragas. Ao centrar-se nas medidas preventivas, a Proteção Integrada contribui para a poupança de custos a longo prazo, prevenindo potenciais infestações de pragas em grande escala.

À medida que a regulamentação se torna mais exigente, levando à proibição de mais produtos químicos, os produtores encontram na Proteção Integrada das culturas a solução para continuar a produzir. Simultaneamente, os supermercados tornam-se mais exigentes quanto aos limites máximos de resíduos (LMR) nos alimentos, sendo o referencial ‘Resíduo Zero’ uma tendência crescente.

Novidades

Os nemátodos benéficos (nemátodes entomopatogénicos) podem ser utilizados para combater uma ampla gama de pragas em culturas fruteiras, como pomóideas e prunóideas, e em hortícolas, como batatas, cebolas, espargos, entre outros. As lagartas da traça oriental do pessegueiro (Grapholita molesta), o Bichado (Cydia pomonella), os alfinetes, a mosca da cebola (Delia spp.) e os tripes são alimentos prediletos dos nossos nemátodes benéficos. Os nematódes entomopatogénicos são fáceis de aplicar utilizando equipamentos de pulverização convencional e via rega.

Graças ao seu constante trabalho de investigação, a Koppert desenvolveu uma nova formulação do bioinseticida Mycotal, com qualidade e prazo de validade otimizados. Esta nova geração do Mycotal garante que os produtores continuam a beneficiar de uma solução eficaz para controlo biológico da mosca branca em culturas hortícolas de estufa.

O sucesso da Proteção Integrada depende, em grande medida, do conhecimento das pragas presentes e da utilização correta dos inimigos naturais. Por esta razão, a Koppert considera prioritário realizar a monitorização das pragas, o que ajudará a determinar o momento ideal para atuar contra as mesmas. No seu stand na Fruit Logistica, a Koppert apresentará a nova imagem da sua gama de armadilhas Horiver, que se adapta em forma e cor às necessidades de todas as culturas.