FacebookRSS feed

Agrotec

Identificado Gene Resistente à requeima da Batata

batataUm gene resistente à requeima da batata, doença que causou a grande fome de 1840 na Irlanda, foi identificado a partir de uma planta selvagem sul-americana da mesma família, segundo um estudo publicado no site da revista Nature Plants.

A requeima da batata, ou Phytophthora infestans, ainda é uma ameaça para as batatas, principal cultivo do mundo, além dos cereais. Estirpes virulentas patogénicas da doença, que também ataca plantas de tomate, conseguiram escapar de todos os genes resistentes à doença identificados até hoje.

Vivianne Vleeshouwers, da universidade holandesa de Wageningen, e a sua equipa, procuraram no material genético de plantas silvestres do género Solanum (família botânica que inclui a batata) genes que responderam a uma proteína secretada pela requeima da batata, a elicitina.

Após 10 anos de pesquisa, os cientistas finalmente encontraram o gene, chamado ELR, numa planta selvagem sul-americana, a «Solanum microdontum».

Esta planta contém recetores que constituem uma linha de defesa imunológica e agem como uma série de antenas de radar, cada uma regulada a partir das diferentes características de agentes patogénicos invasores.

Segundo os autores do estudo, a presença simultânea do ELR e da elicitina mata as células em torno da zona infetada, um poderoso mecanismo de defesa da planta que atrasa o progresso da doença. Quando transferiram o gene ELR para um tipo de batata de cultura, o tubérculo tornou-se mais resistente a várias estirpes de requeima.

A descoberta fornece novas estratégias para reproduzir uma resistência ampla e duradoura em variedades de batata, melhorando a segurança alimentar ao mesmo tempo em que reduz o uso de fungicidas.

A requeima da batata entrou para a História após ter causado uma grande fome na década de 1840 na Irlanda, que matou um milhão de pessoas e levou dois milhões a deixar o país.

Ler aqui.