FacebookRSS feed

Agrotec

Eco-regimes e bem-estar animal

O estabelecimento de eco-regimes (esquemas destinados a promover melhores práticas na agricultura e pecuária), é a principal inovação do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) e da nova Política Agrícola Comum (PAC) proposta pela Comissão em junho de 2018. São instrumentos financeiros de aplicação obrigatória pelos Estados Membros, obrigando a alocar 25% do valor do Pilar 1 da PAC a intervenções e condutas que beneficiem directamente o meio ambiente e o clima. A participação é limitada a agricultores genuínos, mas a adesão será voluntária.

Texto por: George Stilwell

Os eco-regimes irão, essencialmente, apoiar práticas tais como a agricultura biológica, os planos agroecológicos, a agricultura de precisão, as atividades agroflorestais ou a agricultura de baixa emissão de carbono. Ou seja, todas as iniciativas que promovam a sustentabilidade ambiental e reduzam o impacto sobre o clima.

Os pagamentos acima das ajudas “tradicionais” ou de base, serão uma forma de compensar eventuais custos acrescidos ou perdas de rendimento por se adoptar melhores práticas agrícolas. Estes são factos bastante conhecidos por toda a gente.

Continue a ler este artigo na Revista Agrotec 42.